Gafanha da Nazaré: Ecomare testou no dia aberto sistema de visitas regulares.

2018-05-22 09:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O investimento no Ecomare, na ordem dos 5 milhões de euros, já alavancou perto de 7,8 milhões em projetos de investigação.

A informação foi avançada no dia aberto da estrutura que os responsáveis quiseram também assumir como teste para futuros circuitos de visita abertos à população.

O ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro – recebeu visitas e o responsável, Amadeu Soares, não escondeu que os dois primeiros anos confirmam o sucesso da estrutura construída junto à Lota da Gafanha da Nazaré (com áudio).

Dia Aberto no âmbito da campanha "A Europa na minha Região" promovida pela União Europeia.

Isabel Damasceno, em representação da CCDRC e do Mais Centro, admite que é importante dar visibilidade aos projetos para os cidadãos conhecerem a verdadeira dimensão da UE que ajudou a mudar o país (com áudio).

Inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em junho de 2017, o ECOMARE nasceu para desenvolver investigação e promover serviços de inovação e transferência de tecnologia para empresas, organizações governamentais e instituições nacionais e internacionais na área da Ciência e Tecnologia do Mar.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, lembra que depois do investimento na Vista Alegre, Ílhavo volta a ser apresentado como exemplo no campo da aplicação de fundos europeus (com áudio)

"A Europa na minha Região" tem como objetivo incentivar os cidadãos a descobrirem projetos financiados pela UE perto do local onde vivem. Para o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, é também uma forma de mostrar os caminhos da ciência e promover essa aposta na divulgação. “Vamos falar disso com os mais novos e mais velhos numa oportunidade de encontro com este centro que prova o dinamismo da UA e dos municípios da Região”.

O ECOMARE, um projeto-âncora do Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, é uma unidade com um cariz único no território nacional, que engloba duas componentes principais: o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos.