Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” debate futuro do setor.

2021-05-05 09:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A cidade das Caldas da Rainha vai acolher, no dia 26 de maio, a 7.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” em mais uma reflexão sobre o turismo nacional.

Esta é uma iniciativa emblemática do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.Depois de Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco, a 7.ª edição do Fórum “Vê Portugal” deveria ter-se realizado em 2020 no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Em virtude da pandemia, a edição de 2020 foi adiada para 2021, no mesmo local. A grande novidade da edição deste ano é o facto de decorrer em formato híbrido.

Os participantes, à exceção dos participantes internacionais, estarão fisicamente presentes no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, mas o fórum não terá público no local.

Os interessados acompanharão via streaming.

O “Vê Portugal” é o maior fórum nacional de turismo interno, que assume particular relevância à luz da presente pandemia.

Este ano, a iniciativa é promovida pela Turismo Centro de Portugal e pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, em estreita parceria com as Entidades Regionais de Turismo.Na apresentação, Pedro Machado destacou a importância se o encontro se realizar numa altura ainda de pandemia.

“Este Vê Portugal é a consolidação de um projeto que consagra a importância da discussão do mercado interno no panorama turístico nacional. É particularmente relevante face àquilo que aconteceu em 2020, em que, num cenário de pandemia, foi o turismo interno que acabou por ser responsável por alguns dos bons resultados verificados no ano passado”, disse, antes de realçar a importância dos temas que vão ser debatidos (com áudio).

“Vamos juntar os principais agentes do turismo em Portugal, numa discussão política sobre a lei que estabeleceu o regime das Entidades Regionais de Turismo, a qual está a ser atropelada todos os dias. É uma discussão que está para acontecer há muitos anos e que terá lugar neste fórum”.Tinta Ferreira, por sua vez, mostrou a sua satisfação pela escolha das Caldas da Rainha como cidade anfitriã do evento.

“É com orgulho que a cidade das Caldas da Rainha recebe este encontro e que será, durante um dia, a capital do turismo do Centro de Portugal e a sede de um evento de grande relevo para o turismo nacional. Não podendo ser presencial, vamos, da mesma forma, valorizar as Caldas da Rainha”, considerou.

“Lei 33/2013 - Que Futuro?”, “Tendências na Promoção e Estruturação Turística Nacional Pós-COVID-19” e “Comercialização e Venda” são os três temas em análise.

O euqnadramento legal promete ser um dos temas em foco pelas dúvidas em torno da autonomia das entidades de turismo (com áudio)

Entre os oradores já confirmados, destacam-se as presenças de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, de cinco presidentes de Entidades Regionais de Turismo – Pedro Machado (Centro de Portugal), Luís Pedro Martins (Porto e Norte de Portugal), Vítor Costa (Região de Lisboa), Vítor Silva (Alentejo e Ribatejo) e João Fernandes (Algarve) –, de Alessandra Priante, Diretora do Departamento Regional para a Europa da Organização Mundial de Turismo, de John T. Bowen, Professor na Universidade de Houston, de Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo de Portugal, de Marta Poggi, conferencista especializada em Tendências, Inovação e Transformação Digital e ainda de dirigentes de vários organismos ligados ao Turismo: António Jorge Costa, presidente do IPDT, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, Carlos Moura, vice-presidente da AHRESP, António Marques Vidal, presidente da APECATE, Joaquim Robalo Almeida, secretário-geral da ARACM e Frederico Costa, vice-presidente da AHP, além do anfitrião, Fernando Tinta Ferreira, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

As inscrições para o Fórum Vê Portugal são gratuitas e podem ser feitas em www.veportugal.com.pt.