Fileira do Pinho quer região de Aveiro valorizada no Plano de Recuperação Económica.

2020-10-31 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal Aveiro reuniu com Centro PINUS sobre a receção de investimento do PDR2020 na região e o papel mais ativo que os municípios podem vir a ter no ordenamento florestal na região.

Cerca de 47,6% da região de Aveiro corresponde a floresta, sendo o Pinheiro-Bravo a segunda maior espécie, com uma taxa de ocupação de 23,5%.

Nesta reunião com o Centro PINUS, associação que reúne os principais agentes da Fileira do Pinho, incluindo representantes da produção florestal, dos prestadores de serviços, das indústrias, da administração pública, do ensino superior e do setor financeiro, foi abordado o tema da captação de investimento no PDR2020.

A associação diz que os investimentos do PDR2020 “ficam muito abaixo do que a região necessita para todas as espécies florestais deste território” e revela que a região de Aveiro teve aprovados pelo PDR2020 apenas 0,8 milhões de euros, 0,5% do valor aprovado em todo o país.

O Centro PINUS já apresentou as medidas que propõe ao Governo para essa reversão e quer o Plano de Recuperação Económica ao serviço desse investimento.

“Com a sua utilização e a possibilidade de maior flexibilidade, poder-se-á levar investimento a regiões que têm sido deixadas para trás, como a de Aveiro, pelo facto de predominar a propriedade privada de pequena dimensão”.