Estação Náutica do Município de Ílhavo aposta num Plano de Marketing para 'elevar' Turismo Náutico.

2021-06-15 15:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os responsáveis pela Estação Náutica do Município de Ílhavo acreditam que o Plano de Marketing será uma peça determinante no sucesso da economia associada ao Turismo Náutico.

O 2.º Encontro dos Membros da Estação Náutica do Município de Ílhavo, esta manhã, no Cais Criativo da Costa Nova, permitiu fazer um 'ponto de situação' sobre o desenvolvimento deste cluster nacional que tem representação nas diferentes Estações Náuticas.

Fátima Teles, Vereadora que tutela o setor do Turismo, lembra que é necessário acelerar o trabalho, agora que as condições sanitárias perspetivam a retoma da atividade turística e desportiva. (com áudio)

Os cerca de 20 parceiros, dos 36 membros fundadores, presentes na reunião avaliaram o trabalho que foi iniciado em novembro de 2019 (data da realização do 1.º Encontro), após as respetivas assinaturas do Acordo de Adesão à Estação Náutica do Município de Ílhavo, interrompido, em março de 2020, devido à crise sanitária que se instalou em Portugal e no Mundo.

Fátima Teles diz que o futuro passa por “desenvolver a oferta, criar experiências diversificadas num contexto mais alargado que não estritamente a experiência náutica, aliando-a aos restantes elementos do território, como sejam a restauração, o alojamento, o ambiente, o património e a cultura”.

António José Correia, da Fórum Oceano que gere o cluster das Estações Náuticas de Portugal, reforça essa ideia com uma mensagem sobre a realidade nacional. Portugal está a prepara-se para agarrar oportunidades e fomentar a economia associada ao Turismo Náutico. (com áudio)

Após a apresentação do Mapa Náutico, elaborado pelo designer Carlos Pires, e do Plano de Marketing em curso, por Nuno Lopes, da IDTour, e da importância da captação turística para o desenvolvimento territorial, por Maria José Silva, representante da RAVT - Agrupamento de Agências de Viagens independentes, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Caçoilo, encerrou este 2.º Encontro.

O autarca destacou a importância das parcerias e o trabalho em rede, entre setor público e privado, deixando pistas para a conquista de investimentos e financiamentos, nomeadamente no âmbito do próximo Quadro Comunitário Portugal2030.