Costa Verde apresenta resultados em projeto de eficiência energética.

2018-03-21 09:14

Categoria: 

Concelho: 

A Porcelanas da Costa Verde, com sede no Município de Vagos, Distrito de Aveiro, acolhe a sessão de divulgação e apresentação de resultados do projeto demonstrador Cerware. Trata-se de uma parceria com a Universidade de Aveiro e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.

O projeto Cerware visa a otimização de um protótipo de forno híbrido gás/micro-ondas destinado à cozedura de porcelana. Pretende-se validar industrialmente e demonstrar que o processo de aquecimento convencional assistido por micro-ondas poderá levar a uma redução no consumo energético até 10% e demorar até menos 15% do tempo, comparativamente com o processo convencional.

“Esta tecnologia é potencialmente mais limpa, mais rápida, menos onerosa e mais eficiente que os processos tradicionais em uso”, refere a empresa.

Os resultados obtidos no projeto GreenWave são considerados “promissores”, sendo no entanto necessário otimizar parâmetros de funcionamento, bem como reestruturar um módulo de micro-ondas que foi inserido no novo modelo.

“Esta solução permitirá fazer adequadamente a cozedura dos cerâmicos, mantendo a qualidade das peças obtidas dentro de parâmetros internacionalmente aceites”.

Numa industria em que o consumo de energia tem peso relevante este projeto tem peso.

“O consumo de energia térmica representa atualmente cerca de 85% do consumo total de energia de uma empresa, sendo o gás natural o combustível mais utilizado em instalações industriais. O custo do gás, dependente das variações constantes do preço do petróleo, traduz-se num custo elevado da fatura energética das empresas, o que tem evidenciado a necessidade premente de aumentar a eficiência energética dos processos produtivos, sendo estes custos particularmente importantes no subsector da louça decorativa e utilitária, posicionado num contexto de forte concorrência externa”.

É neste contexto e especificamente nos processos de cozedura de porcelana decorativa e utilitária que se pretende aplicar a radiação micro-ondas no processamento de cerâmicos a temperatura elevada de forma alternativa e complementar à tecnologia baseada em gás.

Os resultados são apresentados esta quarta às 14h na empresa de Vagos.