Coreanos asseguram controlo total da ASM Industries e dominam negócio das torres eólicas.

2022-02-23 11:01

Categoria: 

Concelho: 

Adelino Costa Matos vendeu o que restava da participação da A Silva Matos na ASM Industries ao sócio coreano CS Wind e deixa a liderança da administração.

Confirmada, em comunicado, a venda pela WAM Investments, de Adelino da Costa Matos, dos 40% que ainda detinha na ASM Industries (ASMI) ao sócio coreano CS Wind, que passa a controlar a empresa a 100%.

Não são revelados os valores do negócio mas existe a referência da venda de 60% em 2021.

Na altura falou-se de uma transação de 46,5 milhões de euros por 60% do capital.

Esta operação decorre da alienação de 60% do capital, em meados de 2021, ao líder mundial de fabricantes de torres eólicas, tendo agora os dois sócios concluído que o caminho mais vantajoso para a empresa é o controlo total pela CS Wind.

Na sequência da assinatura do contrato de cedência de posição, Adelino Costa Matos renunciará também ao cargo de presidente executivo da empresa.

“Foi um ciclo fantástico onde, juntamente com uma grande equipa e o apoio dos principais stakeholders, transformámos a ASM Industries num dos maiores fabricantes de torres eólicas da Europa, após um ambicioso plano de expansão, focado no reforço de capacidade produtiva em Sever do Vouga e na criação da nova fábrica offshore, no Porto de Aveiro”, considera Adelino Matos.

“Sentimo-nos muito orgulhosos do nosso caminho, que foi de muita resiliência, ousadia e dedicação, tendo criado as bases de uma nova indústria offshore no nosso país, mais do que quintuplicando a empresa em seis anos, mas neste momento, o que melhor serve os interesses da empresa será o controlo exclusivo pelos sócios coreanos, para um novo ciclo que se iniciará”, conclui o fundador da ASMI.