"Consideramos um erro pegar numa linha velha e tentar modernizá-la" - Mira Amaral.

2018-07-20 07:44

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Confederação Empresarial de Portugal diz que é um erro a modernização da Linha da Beira Alta na ligação a Espanha e considera que o país vai estar a desperdiçar dinheiro ficando fora das redes europeias de transporte.

Mensagem de Mira Amaral numa Conferência-Debate, em Aveiro, dedicada ao tema “O investimento na ferrovia é um pressuposto da competitividade - A solução Aveiro-Salamanca”.

No dia em que o Primeiro-Ministro passou por Aveiro na assinatura de contratos de investimento da Renault Cacia com a industria automóvel a pedir soluções logisticas mais competitivas, Mira Amaral lembrou que Espanha e França apostam na ferrovia e poderão no futuro limitar o transporte rodoviário.

Admite preocupação por ver o país querer transformar uma via obsoleta numa via moderna sem condições para tal. Defendeu a importância de criar uma via de bitola europeia mista para mercadorias e passageiros (com áudio)

Com este debate, a CIP, através do seu Conselho da Indústria Portuguesa, pretende alertar o Governo para “a necessidade de não repetir os erros do passado no que toca ao planeamento das infraestruturas de transporte estratégicas para a competitividade do País”.

Luís Mira Amaral, do Conselho da Indústria Portuguesa da CIP, defende que o país pode ficar a prazo refém destas decisões (com áudio)

O futuro da ferrovia é considerado pelos empresários decisivo para a competitividade mas o Governo reafirma a aposta na "reconversão" de velhas linhas. 

O Primeiro-Ministro participou na assinatura dos contratos de investimento na Renault de Cacia. A AICEP garante incentivos fiscais na ordem dos 48 milhões de euros para alavancar 148 milhões de investimento na fábrica de Cacia.

Chamado a falar de competitividade o PM falou da inovação, da internacionalização mas quanto a ligações ferroviárias assume que as fichas estão colocadas na modernização de linhas antigas (com áudio)