Congresso de agências de viagens e turismo tem sessão de abertura marcada para esta quinta.

2016-12-07 09:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Cidade de Aveiro acolhe o 42º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo em quatro dias de debate sobre o setor.

Esta iniciativa é participada pela Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e pela Câmara Municipal de Aveiro. «Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade» é o tema escolhido para o 42º Congresso Nacional da APAVT, um dos maiores eventos e encontros de reflexão do setor turístico em Portugal, que decorre de 8 a 11 de dezembro de 2016, no Centro de Congressos de Aveiro.

“O Congresso Nacional da APAVT, edição 2016, acontece numa altura em que os números apontam para o crescimento do Turismo nacional e o consequente aumento do Produto Interno Bruto, dados fundamentais na economia de um país, que indigitam o Turismo como uma área privilegiada de negócio com futuro, em Portugal”.

Cerca de 600 congressistas marcam presença na cidade para estes quatro dias de reflexão. A sessão oficial de abertura está marcada para esta quinta, às 16h00, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, com a participação de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, José Fernando Mendes, vice-reitor da Universidade de Aveiro, os presidentes da APAVT, do Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, respetivamente, Pedro Costa Ferreira, Pedro Machado e José Ribau Esteves.

O autarca de Aveiro já assumiu que para além das reflexões que os participantes irão partilhar, a autarquia quer promover o território e aprender algo sobre o setor que tem vindo a marcar as dinâmicas em ambiente urbano mas também com reflexos na região (com áudio).

Ribau Esteves não esconde que este congresso vem também confirmar a necessidade de alargar a área disponível para congressos. "Este congresso disponibiliza um espaço extraordinário mas tem constrangimentos. Isso só é possível quando tirarmos de lá os serviços da Câmara e o IEFP. Se assim fosse teríamos uma área de exposição maior e um dos jantares do congresso".

Após a sessão de abertura, o 42º Congresso Nacional da APAVT irá iniciar-se, com a intervenção dos economistas Daniel Bessa e Guilherme d’Oliveira Martins, ex-ministro da Economia e ex-ministro das Finanças, sobre o tema «Desafios e a Responsabilidade de ser Português».

“O Consumidor do Futuro e o Futuro das Agências de Viagens”, “Fatores de Competitividade e Estratégias Empresariais”, “MI em Portugal - Fatores de Competitividade”, e “Portugal: Opções Estratégicas e Fatores de Competitividade” são outros temas que especialistas levam a debate, tentando interpretar desafios e oportunidades do posicionamento atual e futuro de Portugal, enquanto destino estratégico sólido e competitivo.

Também no Centro de Congressos de Aveiro, paralelamente às sessões de trabalho, irá decorrer o Trade Show do 42º Congresso da APAVT, nomeadamente na sexta-feira, dia 09 de dezembro, entre as 09h00 e as 13h00. Já no sábado, dia 10 de dezembro, a referida ação acontece das 09h00 às 13h00, e das 15h00 às 20h00, sendo que neste último período (15h00-20h00), o espaço estará também aberto ao público em geral.

Através de stand próprio estarão representados neste Trade Show, organismos públicos e empresas privadas do setor turístico: Câmara Municipal de Aveiro, Turismo Centro de Portugal, Madeira, Açores, Macau, China, Guiné, Brasil, Marrocos, América Latina, bem como, a Viva a Ria, Aveitour, Neverending, Hanair, LG e a Europcar.