"Bom dia Cerâmica" promove setor em iniciativa de formato digital.

2020-05-04 09:56

Categoria: 

Concelho: 

A iniciativa europeia “Bom dia Cerâmica”, com origem em Itália, vai ter uma edição extraordinária, de caráter virtual, com vista a mobilizar todos os admiradores da cerâmica, seja artesanal, artística ou industrial.

Em tempo de pandemia este é um setor afetado pela paragem da economia a nível global.

Nos dias 16 e 17 de Maio vai haver, a nível europeu, uma grande operação de divulgação da cerâmica europeia, através das mais de duas centenas de cidades e vilas cerâmicas, onde se incluem as 16 cidade e vilas portuguesas que integram uma rede europeia de cidades da cerâmica.

Ílhavo, Aveiro, Oliveira do Bairro, Alcobaça, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Mafra, Montemor-o-Novo, Porto de Mós, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares participam na rede e promovem a visibilidade europeia e mundial da indústria.

O “Bom dia cerâmica” será este ano repartido pela participação virtual na Internet através da apresentação de filmes e séries de fotografias nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter e YouTube de todas as cidades e vilas cerâmicas europeias, bem como dos ceramistas, oleiros e empresas de cerâmica de referência pela sua produção artística, que permitam compartilhar a excelência e diversidade da criação europeia.

Será ainda lançada naqueles dias 16 e 17 de Maio uma iniciativa intitulada “selfies cerâmicas” dedicada a ceramistas, entusiastas, operadores, stakeholders e, em geral, ao que seria o público "tradicional" da Bom Dia Cerâmica.

Recorde-se que Portugal é um dos mais exportadores a nível mundial da cerâmica, logo a seguir à China, pelo que este sector tem uma importância relevante na economia e na cultura.

Em Portugal estavam previstas inúmeras iniciativas a levar a cabo por todo o país desde cozeduras tradicionais de Soenga, a exposições, visitas a ateliers, oficinas cerâmicas e empresas, experiência sem cerâmica para jovens e idosos, entre outras, que tiveram de ser cancelados devido ao COVID´19, sendo substituída por esta operação europeia através da Internet.

Entretanto pela mesma ocasião a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas da Cerâmica deverá inaugurar o seu site na Internet para divulgar as actividades cerâmicas em Portugal.