Bairrada nomeada para diversoss prémios em concurso de vinhos.

2016-01-20 09:49

Categoria: 

Concelho: 

A Bairrada em destaque nas nomeações do enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho. Pedro Soares (na foto) nomeado para Personalidade do Ano. Já foram divulgados todos os nomeados dos ‘Prémios W 2015’, iniciativa promovida pelo enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho há oito anos. De entre as 25 categorias, “há Bairrada” em treze, tendo mesmo algumas delas mais do que um nomeado da região. A destacar o facto de Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, estar nomeado para ‘Personalidade do Ano’ e do projecto Baga Bairrada para ‘Acontecimento do Ano’ (Espumante DOC Baga Bairrada - CVR Bairrada).

Destaque para a presença de produtores da Bairrada eleitos para a categoria de ‘Melhor Produtor de Vinhos Efervescentes’. Adega de Cantanhede, Campolargo Vinhos, Caves da Montanha, Caves do Solar de São Domingos, Caves Primavera, Caves São João e Global Wines - Quinta do Encontro estão na lista.

Segundo Aníbal Coutinho, “a ‘Personalidade do Ano’ é alguém que, através do seu esforço individual e do grande interesse pela cultura do vinho, contribuiu significativamente para a valorização, nacional ou internacional, do vinho português. José Pedro Soares teve um ano muito positivo ao comando da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Conseguiu conduzir a sua região vinhateira a uma exposição mediática que trará resultados no mercado doméstico e na exportação, ao apostar no fortalecimento da produção de espumante pelo método clássico com a liderança da casta tinta Baga, assinando a ampliação da DOC ao novo espumante Baga Bairrada, já presente das prateleiras mais esclarecidas.”

Entre os nomeados nesta categoria estão também Arlindo Cunha (CVR Dão), André Ribeirinho (Adegga Wine Market), Aníbal Cavaco Silva (Presidente da República), António Ventura (Associação Portuguesa de Enologia), Dora Simões (CVR Alentejana), Frederico Falcão (Instituto da Vinha e do Vinho), Jorge Monteiro (ViniPortugal), Leonor Freitas (Casa Ermelinda Freitas) e Patrícia Marques (Empreendedora).