Bairrada garante duas medalhas de ouro no concurso "Vinhos de Portugal".

2016-05-17 10:57

Categoria: 

Concelho: 

Dois dos sete galardões ‘Melhores do Ano 2016’ do ‘Concurso Vinhos de Portugal 2016’ ficaram na Bairrada.  O ‘Hibernus Grande Cuvée Vintage 2011’ (Maria do Rosário Carvalheira) e o ‘Messias Clássico Garrafeira 2010’ (Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias SA) foram eleitos como ‘Melhor Espumante’ e ‘Melhor Vinho Tinto Varietal’, respetivamente. A entrega de prémios aconteceu durante um jantar de gala na Mata do Bussaco, na Bairrada.

Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, afirma que “foram duas distinções de excecional valor, bem reveladoras da excelência e crescente importância dos vinhos desta região no mercado global. A destacar o facto do tinto ser um monocasta de Baga, a casta rainha da Bairrada.”.

No total, foram vinte as medalhas que a Bairrada arrecadou neste concurso. Além das duas de ouro surgiram mais 18 de prata (10 para espumantes, 3 para brancos e 5 para tintos). No que toca aos espumantes, seis são brancos e quatro rosés.

O ‘Concurso Vinhos de Portugal 2016’ galardoou sete ‘Melhores do Ano’ (que distinguem os melhores entre todos os galardoados; destacando-se dois Bairrada) e atribuiu 333 medalhas: 29 ‘Grandes Ouros’, 58 ‘Ouros’ e 246 ‘Pratas’.

O painel de jurados, composto por cerca de 150 especialistas provenientes de várias regiões de Portugal e de vários mercados internacionais - Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Japão, Noruega, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia -, provaram mais de 1300 vinhos nacionais provenientes dos quase 380 produtores inscritos no concurso.

De destacar a presença de seis influentes figuras da cena internacional que se deslocaram a Portugal para participarem como elementos do ‘Grande Júri’: as britânicas Jancis Robinson e Julia Harding, os americanos Joshua Greene e Evan Goldstein, o brasileiro Dirceu Vianna Junior e a alemã Caro Maurer.