Aveiro: Qualificação de zona industrial de Taboeira e base tecnológica recebem luz verde.

2019-06-29 08:53

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou autorizar a abertura de procedimento por concurso público para a adjudicação dos serviços de elaboração de projetos de apoio à intervenção urbanística, na Área de Atividades Económicas (AAE) Aveiro Norte.

Investe 197 mil euros nos projetos de renovação da zona industrial de Taboeira.

Depois de fixados os limites físicos da área agora sujeita a intervenção urbanística, com identificação de todos os prédios abrangidos, inicia-se uma nova fase onde se inclui o projeto de intervenção urbanística da Unidade de Execução e a operação de reestruturação da propriedade, o Estudo de Impacto Ambiental, e o Projeto de execução das obras de urbanização.

Tem 3 milhões de euros do Programa Operacional do Centro 2020 para cofinanciar a operação.

O investimento para criar condições à instalação de empresas é prioridade.

Outra das áreas de intervenção passa pela tecnologia. Está formalmente aprovado o protocolo de colaboração entre autarquia e Instituto de Telecomunicações para a instalação de infraestrutura tecnológica aberta para investigação e teste de soluções avançadas.

Este acordo abre caminho à instalação, na Cidade de Aveiro, de infraestruturas de fibra e tecnologias de comunicação de curto e longo alcance.

Ação que serve de base ao projeto “Aveiro STEAM City”, no qual o IT e a CMA são parceiros, e onde esta infraestrutura assume um contributo relevante.

Através da cobertura geográfica assegurada por esta infraestrutura o IT, a CMA e outras entidades identificadas, poderão testar a disponibilização de aplicações e serviços inovadores aos cidadãos.

As áreas de maior enfoque para projeto de investigação e desenvolvimento de novos produtos e soluções contemplam as áreas da mobilidade, energia e ambiente.