Aveiro é um dos distritos referenciados pelos gigantes das tecnologias.

2021-08-12 09:55

Categoria: 

Concelho: 

É um relatório que confirma o que já se vai percebendo nas dinâmicas do país.

O mercado da tecnologia digital é dos mais dinâmicos e está a chamar a atenção dos gigantes mundiais do setor com Aveiro entre os distritos que estão a merecer essa atenção.

A Hays, um grupo líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados e especializados, divulga mais uma relatório que coloca Portugal entre as referências internacionais do setor das tecnologias para as empresas que querem recrutar talento nesta área ou instalar as suas operações em território nacional.

Dados do novo relatório “Tech Talent Insights”, da Hays Talent Solutions, confirmam que grandes empresas internacionais estão, cada vez mais, a optar por Portugal pela facilidade de acesso a “perfis fortes”, “candidatos relevantes” e “instituições de ensino de referência”.

Estes players internacionais estão a criar hubs digitais e tecnológicos em regiões como Lisboa e Porto, Braga e Aveiro e procuram candidatos com elevadas competências técnicas, capacidades analíticas, orientação multinacional e competências linguísticas.

“Portugal tornou-se num dos países europeus mais atrativos para as empresas iniciarem ou expandirem os seus negócios e papéis na área digital/tecnológica. Neste momento, os principais desafios que encontram são a elevada procura por estes talentos aliada à sua disponibilidade a curto prazo. Para atuar sob esta pressão empresarial a nível internacional, as empresas têm de oferecer uma forte Proposta de Valor para assegurar o sucesso no mercado contra outros concorrentes”, refere Mário Rocha, Senior Manager na Hays Portugal.

Este mercado está de tal forma dinâmico que “temos pequenas empresas a tentar competir com grandes marcas para reter talentos”.

“Vemos também grandes empresas a lidar com uma enorme pressão para contratar um grande número de pessoas em muito pouco tempo. Não são apenas as empresas de tecnologia ou as empresas de software que enfrentam estes desafios, mas também outras indústrias que têm os seus próprios departamentos tecnológicos”, esclarece Mário Rocha.

A recente venda de uma spin-off de telecomunicações, criada a partir de Aveiro, por 21 milhões de euros, é um dos sinais vísiveis do valor gerado e da capacidade instalada para "produzir" para o mundo.