Aveiro: Congresso Internacional de Negócios agendado para a próxima quinta-feira.

2022-12-10 10:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação Industrial do Distrito de Aveiro - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro realiza, esta semana, a 15 de dezembro, das 14h às 18h, no Parque de Exposições de Aveiro, a 3ª edição do Congresso Internacional de Negócios.

No momento em que os empresários olham para o futuro com incerteza devido à subida de preços, interrupção nas cadeias de abastecimento, subida de juros e aumento da energia, há cada vez mais receios pela forma como a economia irá reagir em quadro de instabilidade ditada pela guerra na Ucrânia.

O evento promete refletir essas dúvidas.

Fernando Paiva Castro, presidente da Associação Industrial, explica que o país continua a navegar em ritmo lento com atraso na aplicação de fundos europeus e com carga fiscal pesada expondo as empresas a riscos de subsistência (com áudio)

O evento que chegou a estar previsto para 2021 realiza-se em 2022.

A terceira edição prevê um formato mais concentrado numa tarde.

Abertura com Fernando Paiva de Castro (Presidente da Direção da AIDA CCI), José Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e Bernardo Ivo Cruz (Secretário de Estado da Internacionalização).

Seguem-se painéis sobre desafios da internacionalização das PME portuguesas com Arnaldo Figueiredo (Presidente do Conselho Estratégico da CIP para as Relações Internacionais).

No painel de debate participam Francisco Sá (Presidente do IAPMEI), Fernanda Ferreira Dias (Diretora Geral da DGAE), Carlos Tavares (Economista e ex-Ministro da Economia), Carlos Oliveira (Presidente Executivo da Fundação José Neves, ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação) e João Duque (Presidente do ISEG).

Segue-se, às 16h30, um painel sobre o reforço da capacidade de internacionalização das empresas.

Participa António Vicente (Representante Adjunto da Comissão Europeia em Portugal), Tiago Simões de Almeida (Membro da Comissão Executiva do Banco Português de Fomento), Gonçalo Regalado (Diretor de Marketing para empresas e PME do Millennium bcp), Armando Santos (Diretor Central da Direção de Marketing Empresas da CGD) e Vassili Christidis (Presidente da COSEC).

A sessão de encerramento está marcada para as 17h30 com Fernando Paiva de Castro.