Avanca: Nestlé regista a maior redução do consumo de energia primária a nível nacional entre 2009 a 2014.

2018-12-23 15:14

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica da Nestlé em Avanca foi distinguida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) como a unidade que registou a maior redução do consumo de energia primária a nível nacional no período de 2009 a 2014.

Nos últimos cinco anos a Nestlé Portugal reduziu a captação de água em 62%, as emissões de CO2 em 7,5% e os resíduos enviados para aterro em 58%, o que corresponde a 261 toneladas.

Trata-se de uma avaliação ao primeiro período de implementação do Sistema de Gestão de Consumidores Intensivos de Energia (SGCIE).

O prémio foi entregue no evento “Eficiência Energética: o caminho para uma indústria mais competitiva”, realizado esta semana em Lisboa.

Este nível de eficiência energética foi conseguido através da implementação, entre 2009 e 2014, de um plano de racionalização do consumo de energia (PREn) estabelecido para a fábrica da Nestlé e que resultou numa redução em 10% no consumo específico agora destacado pela DGEG, mas também numa redução de 29% na intensidade energética da fábrica de Avanca.

O projeto teve início com a instalação de uma central de cogeração para produção de vapor para o processo fabril e de outros equipamentos que possibilitam diversas otimizações energéticas e térmicas, atuando ao nível das perdas de energia que possam ocorrer durante o processo de fabricação, reduzindo-as de forma significativa.

“Ao longo de 2018 temos trabalhado para cumprir a ambição de melhorar ainda mais todos os indicadores: Captação de água (m3/ton) em -2%, energia (GJ/ton) em -1%, emissões de CO2 (Kg/ton) em -1% e zero resíduos enviados para aterro”, refere a empresa.

Nos primeiros seis meses do ano, e face ao mesmo período de 2017, a Nestlé Portugal reduziu em 86,4% os seus resíduos enviados para aterro, a captação de água (m3/ton) desceu 2,3%, o consumo de energia baixou 10,7% e as emissões de CO2 foram reduzidas em 15,7%.