Anadia: Autarca pede requalificação da Estação Vitivinícola da Bairrada.

2019-06-24 14:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 16ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia foi inaugurada, no passado dia 22 de junho, com a presença de várias entidades locais e regionais.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e do Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC). As duas primeiras noites de animação contaram com “casa cheia” para assistir aos concertos do bairradino José Cid e dos Amor Eléctro.

Na cerimónia de inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu conta da importância da realização deste evento “onde se faz jus aos vinhos e aos espumantes que nos diferenciam e que cada vez mais se impõem na marca Bairrada, dignificando os nossos concelhos, a região e o país”.

Frisou que “são nove dias e nove noites de festa, de partilha, de convívio, de bem receber e de grande promoção dos nossos produtos, do território, da economia local e de outras empresas que connosco querem estar, é também partilhado pelas nossas Juntas de Freguesias, pelas associações e entidades que connosco trabalham em diferentes sectores”.

Aproveitando a presença do Diretor Regional da DRAPC, a autarca deixou alguns “alertas” sobre o estado em que se encontra a Estação Vitivinícola da Bairrada, cujo edifício e zona envolvente “precisam de intervenção”.

“Este laboratório de conhecimento e de experiências com mais de 125 anos precisa de recuperação no edificado, mas também de reforço de humanização e de serviços técnicos e operacionais que o coloquem ao serviço da região e do país na prestação de serviços de apoio ao sector vitivinícola, de apoio aos produtores, de apoio aos agentes do sector com a inovação e o conhecimento científico que se impõe neste sector, de diferenças no produto e na qualidade que se alcança, e na concorrência que se deve pautar cada vez mais pela excelência” afirmou a edil.

A presidente da Câmara destacou ainda a vertente ambiental introduzida no Certame à qual ninguém deverá ficar indiferente, com a utilização de copos reciclados, as papeleiras inteligentes e os bebedouros. “Mais lixo reciclado, maior será o contributo que iremos prestar aos Bombeiros Voluntários de Anadia”, pois, “a esta Associação será entregue o valor monetário que daí resultar”.

Maria Teresa Cardoso deixou ainda uma palavra de apreço e reconhecimento a todos quantos, direta ou indiretamente, participam na Feira da Vinha e do Vinho.