Agrovouga abre portas esta quarta-feira para cinco dias dedicados ao sector agrícola.

2022-11-22 15:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Agrovouga abre portas esta quarta-feira para cinco dias de certame dedicado ao setor agrícola.

O Parque de Feiras e Exposições de Aveiro recebe de quarta-feira, a domingo (23 a 27 de novembro), a quarta edição do novo ciclo de vida da Agrovouga, um evento à escala regional, que relaciona a tradição dos negócios da terra com a inovação das novas formas de nutrição e bem-estar, aliada às mostras de animais e aos espetáculos equestres únicos.

Com abertura das portas a acontecer pelas 10h30, a Sessão de Abertura e visita ao recinto do evento está marcada para as 11h45, desta quarta-feira, 23 de novembro e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves.

Pelas 14h30 tem início a Conferência “Agricultura no presente e no futuro”, dedicada a profissionais do sector e onde marcará presença um painel de especialistas capazes de debater e projetar o futuro da agricultura portuguesa.

Este momento contará também com a presença do Presidente da CMA, do Presidente da Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira e de vários Parceiros Locais, Regionais e Nacionais.

Será ainda abordada a temática das “Oportunidades do Agronegócio nos próximos dez anos” e as oportunidades disponíveis para investimento, através dos Fundos Comunitários Europeus.

A sessão de encerramento da Conferência estará a cargo do Vice-Presidente da CMA, Rogério Carlos.

Os visitantes poderão assistir a demonstrações de showcooking e talks com técnicos especialistas das várias áreas, participar em workshops ou assistir a espetáculos equestres e de animação,ao XXV Concurso Nacional da Raça Marinhoa, com 64 animais, visitar a Quinta Pedagógica que ficará instalada nos cinco dias do certame ou conhecer a raça bovina autóctone Barrosã, convidada especial e que apresenta 10 animais em exposição.

Há “Wine Market”, com enfoque especial para os produtos vínicos da Bairrada, e “Bio Market”, um conceito inovador e ancorado nas tendências alimentares do momento.

A quarta edição do evento reforça a aposta no setor equestre com vários espetáculos ao longo dos cinco dias do evento.

Para o efeito a CMA investiu no aumento do picadeiro e na adição de um picadeiro de aquecimento para as provas, dando mais qualidade e conforto aos concorrentes e aos cavalos.

Em termos de competições, sublinha-se o concurso Regional de Dressage, no dia 25 de novembro, pelas 16h00, o concurso de Modelo e Andamentos de Puro-sangue Lusitano, no dia 26, pelas 15h00, a Taça Norte de Combinado de Maratona de Atrelagem, no dia 27 de novembro, quando forem 15h00 e a nova Taça Agrovouga, com competições de ensino, maneabilidade e velocidade ao longo de todo o dia 27.

O espetáculo equestre “Paco Martos Horseshow”, no dia 25, e Gala Equestre preparada para a noite de sábado, 26 de novembro, serão também outras das atrações do evento, ambas com início marcado para as 22h00 dos respetivos dias.