ADRA admite capacidade de resposta para poder levar fornecimento de água às redes de Anadia.

2022-09-28 14:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A empresa Águas da Região de Aveiro afirma capacidade de resposta perante a seca e espera que o Outono e o Inverno tragam alguma acalmia ao setor das águas com reposição de níveis em albufeiras e aquíferos.

Fernando Vasconcelos admite que o pico de seca pode ainda prolongar-se por mais mais umas semanas e agravar uma situação que em muitos locais do país é dura.

No caso da Região de Aveiro mantém-se a capacidade de resposta e perante os problemas registados em Anadia que está fora do sistema, o administrador da ADRA admite que haveria capacidade de resposta para integrar mais um município no sistema.

Entrevistado no programa “Conversas”, por ocasião do Dia Nacional da Água (1 de Outubro), Fernando Vasconcelos adianta que esse é um passo que só Anadia e os restantes municípios da CIRA podem dar (com áudio)

O administrador da ADRA explica que a região de Aveiro tem uma das maiores redes de água e saneamento em função da dispersão pelo território mas com ganhos ao nível da estabilidade e segurança do sistema.

Fernando Vasconcelos considera que é um ganho que advém de uma visão integrada que dá escala ao sistema e que cumpre o fim para que foi criado.

Ainda assim com investimentos para fazer na expansão da rede para zonas mais remotas e na qualificação de condutas que podem representar perdas de água.

Investimentos que seria importante fazer com suporte de fundos europeus.

Do PRR diz que os fundos poderão ser canalizados para projetos na área da dessalinização de água e na área da reutilização de águas residuais tratadas (com áudio)

Entrevista para ouvir às 19h.