Administrador delegado da Renault Cacia visitou a Universidade de Aveiro.

2022-09-22 17:09

Categoria: 

Concelho: 

O atual administrador delegado da Renault Cacia, Raynald Joly, visitou a Universidade de Aveiro.

Reunião de trabalho com os Vice-reitores para a Investigação e para a Cooperação e visita ao Centro de Tecnologia Mecânica e Automação.

O administrador informou-se sobre as principais competências de outras unidades de investigação da UA.

A visita de Raynald Joly pretendeu fortalecer a já existente colaboração entre a UA e a Renault Cacia, apoiada em diversas áreas, tais como os percursos formativos dos estudantes da UA, projetos de investigação e inovação ou a prestação de serviços e, sobretudo, procurou identificar novas oportunidades de cooperação e projetos conjuntos.

“O encontro industria-academia é fundamental para potenciar os processos de transferência de conhecimento e tecnologia que respondam a desafios reais da sociedade”, salienta o Vice-reitor da UA para a Cooperação, João Veloso.

“O fortalecimento da cooperação com a Renault Cacia segue essa direção e resultará, com certeza, em grandes desafios para a UA em áreas emergentes do conhecimento”, afirma ainda.

Quanto à outra missão da UA, a Investigação, Artur Silva, Vice-reitor para esta área, afirma que “estas reuniões/visitas são fundamentais para mostrar e explicar o potencial de investigação, em especial em áreas próximas dos interesses das empresas que nos visitam, que a Universidade tem e que, muitas vezes, não é conhecido do mundo empresarial”.

No entanto, explica, “os interlocutores empresariais conseguem aperceber-se do potencial de colaboração que permitirão estabelecer parcerias e levar à inovação de produtos e processos”.

A empresa Renault Cacia S.A. produz órgãos e componentes para a indústria automóvel desde setembro de 1981 e está localizada em Cacia.

Atualmente produz caixas de velocidades, assim como vários componentes para motores, nomeadamente bombas de óleo, árvores de equilibragem e outros componentes em ferro fundido e alumínio.