Yolanda Hopkins venceu Miss Costa Nova Cup. Título adiado para Peniche.

2021-09-02 07:47

Categoria: 

Concelho: 

Yolanda Hopkins conquistou, esta quarta-feira, pelo terceiro ano consecutivo, o triunfo na Miss Costa Nova Cup, prova que é pontuável para o ranking nacional feminino.

A surfista algarvia dominou o evento do início ao fim, fazendo uso do estatuto de surfista olímpica e vice-campeã mundial ISA em título.

O triunfo de Yolanda impediu Francisca Veselko de se sagrar campeã nacional de forma antecipada.

“É sempre bom voltar à Costa Nova, gosto muito de vir aqui a este campeonato, porque dou-me bem com estas ondas. Apesar das condições muito difíceis foi um campeonato muito competitivo. Sem hipóteses de lutar pelo título, vim aqui para me divertir e para manter o pé na prancha, porque avizinha-se um campeonato muito importante para mim. Já fiz aqui cinco finais e consegui vencer estes três últimos anos, o que me deixa muito satisfeita. Este tem sido um bom ano para mim”, declarou Yolanda.

Apesar de esta ser uma prova extra do calendário, é pontuável para o ranking feminino, o que fez com que o título da nacional da Liga MEO Surf estivesse em jogo na Costa Nova.

E foi por muito pouco que Kika Veselko não conseguiu fazer já a festa.

Kika afirmou-se feliz pelo desfecho e por um título que está cada vez mais próximo.

“Estou muito satisfeita com o meu surf neste campeonato, pois consegui passar sempre até à final. Este é o meu quarto segundo lugar na Liga MEO, mas estou apenas a 20 pontos do título nacional, que é o meu grande objectivo. Vou a Peniche para conseguir o título, mas estou muito satisfeita com o que fiz aqui, mesmo sem o ter conseguido garantir aqui na Costa Nova”.

Com Carolina Mendes a ser a principal rival de Kika nas contas do título, ambas marcaram encontro logo nas meias-finais, disputadas já ao final da tarde. Do outro lado, Yolanda Hopkins teve pela frente a jovem Gabriela Dinis.

Com Yolanda a vencer a primeira meia-final de forma destacada, com 12,10 pontos, contra 8,50 de Gabriela, todas as atenções estavam centradas no duelo entre Kika e Carol.

Em caso de triunfo de Carolina Mendes o título ficava automaticamente adiado para a etapa final da Liga MEO Surf, em Peniche. Mas foi Francisca Veselko a levar a melhor e a ficar apenas a mais um heat de carimbar o título.

Só que pelo caminho Kika ainda tinha Yolanda e a surfista algarvia não permitiu que houvesse festa nas ondas da Costa Nova – algo que nos últimos 9 anos apenas não aconteceu neste e no ano passado.

Após uma batalha muito equilibrada, Yolanda Hopkins saiu mais uma vez vencedora da Miss Costa Nova Cup, com 12,50 pontos contra 11,50 da adversária.

Apesar da derrota na final Francisca Veselko sai de Ílhavo com a liderança do ranking reforçada. Kika vai manter a licra amarela de líder no Bom Petisco Peniche Pro, a última de cinco etapas da Liga MEO Surf, que se disputa de 16 a 18 de Setembro.

O Miss Costa Nova Cup é um evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal.

É uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas