Xadrez distrital reunido em duas provas no arranque de Junho.

2021-06-08 07:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Campeonatos Distritais de Xadrez Semirrápido Absoluto decorreram em Salreu, Estarreja, e o Semirrápido de Equipas, em Cucujães, Oliveira de Azeméis.

Dezenas de xadrezistas de vários concelhos da região de Aveiro estiveram envolvidos nas provas.

Gustavo Ribeiro sagra-se campeão distrital de Semirrápidas em Estarreja (na foto).

Salreu recebeu mais de quatro dezenas de xadrezistas Aveirenses de todas as idades que disputaram o Campeonato Distrital de Semirrápidas Absoluto, nas instalações do Centro Escolar de Salreu.

Esta prova organizada pela Associação de Xadrez de Aveiro contou com a participação de jogadores do C.A. Téssera, do C. R. de Estarreja, do CX do Colégio Português, do Clube do Galitos, do CX do Agrupamento de Aveiro e do CX do ATL da Coutada.

O Campeonato juntou xadrezistas de vários escalões durante todo o dia com 3 jogos disputados de manhã e mais 4 no período da tarde.

No final do dia os resultados determinaram que o novo campeão distrital de Semirrápidas é Gustavo Ribeiro (C.A. Téssera) que venceu 6 jogos e empatou apenas 1, somando 6,5 pontos.

O prateado do dia foi o xadrezista Nélson Silva (C.R. Estarreja) que quedou-se meio ponto atrás do campeão, com 6 pontos. A fechar o pódio da geral, o 3.º lugar foi conquistado por Igor Pires (C.A. Téssera) com 5,5 pontos.

Além da classificação geral, foram atribuídas medalhas aos melhores dos vários escalões: Afonso Sacramento (sub-8, Clube do Galitos); Margarida Ribeiro (sub-10, C.A. Téssera); David Farias (sub-12, CX Colégio Português); Gustavo Ribeiro (sub-14, C.A. Téssera); Everton Silva (sub-16 CX Colégio Português); António Ferreira (sénior-50, C.R. Estarreja); Clara Marques (Feminino, CX Agrupamento de Aveiro).

Depois de Aveiro e de Estarreja, a terceira prova distrital da época 2020/2021 levou os tabuleiros e xadrezistas da região até Cucujães, no concelho de Oliveira de Azeméis.

O Campeonato Distrital de Semirrápidas de Equipas teve lugar no dia 5 de junho nas instalações do Centro Cultural de Cucujães, numa colaboração com o NAC - Núcleo de Atletismo de Cucujães e a Junta de Freguesia de Cucujães.

A prova contou com a participação de seis equipas, com destaque para o C.A. Téssera e o CX Colégio Português que conduziram cerca de 30 xadrezistas até Cucujães para uma disputa renhida e acesa até ao último jogo, precisamente entre a equipa campeã e a 2.ª classificada.

No final das 5 rondas, com 4 vitórias e apenas 1 empate, o C.A. Téssera sagrou-se Campeão com a sua Equipa A, sendo o pódio completado pela Equipa A do CX do Colégio Português (3 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e pela Equipa B do CX do Colégio Português (3 vitórias e 2 derrotas).