Vauriens do CNBB no Campeonato Ibérico.

2015-09-15 21:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Decorreu no passado fim-de-semana, 12 e 13 de Setembro, em Viana do Castelo (palco do próximo Campeonato do Mundo da classe), o Campeonato Ibérico de Vaurien, prova que contou com a presença de 23 equipas, (14 nacionais e 9 espanholas).

A dupla Filipe Neto e Jorge Paula do Clube Náutico Boca da Barra, após o segundo lugar na frota de prata no último Campeonato do Mundo da classe, ambicionava classificar-se nos lugares cimeiros, numa prova onde estiveram presentes as melhores duplas nacionais, e acima de tudo as melhores equipas espanholas, onde se incluem alguns dos velejadores que ficaram nos 10 primeiros lugares do Campeonato do Mundo de 2015.

No primeiro dia de provas, realizaram-se as três regatas previstas, com ventos a rondar os 8 e os 12 nós. A dupla do CNBB não começou da melhor maneira tendo ficado no 11.º posto na 1.ª regata. Apesar disso, conseguiu não deitar a toalha ao chão e subiu consideravelmente na classificação, tendo obtido um 7.º e um 5.º lugar, na 2.ª e 3.ª regatas, respetivamente.

Já no segundo dia, realizaram-se apenas duas das três regatas previstas devido à pouca visibilidade que atrasou o início das provas. A dupla mais uma vez não começou o dia da melhor forma, tendo obtido um 9.º lugar, numa regata com ventos a oscilar entre os 8 e os 10 nós. Mas, mais uma vez, a dupla reagiu bem e, com ventos entre os 6 e os 8 nós, desfavoráveis para as características dos velejadores, a equipa consegui-o classificar-se no 3.º lugar na derradeira regata do campeonato.

Esta conjugação de resultados permite que terminem o Campeonato Ibérico da classe em 6.º lugar, sendo também a 2.ª melhor dupla portuguesa.

 

 

Texto: CNBB