Tertúlia assinala os 40 anos de Escutismo na Gafanha da Nazaré.

2020-01-22 15:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Agrupamento de Escuteiros 588 da Gafanha da Nazaré (CNE) celebra 40 anos de existência e a data merece a realização de uma Tertúlia com a presença de uma das grandes figuras do escutismo internacional.

João Armando Gonçalves, ex-Presidente do Comité Mundial do Escutismo, Professor Universitário e Director do Curso 'Gestão Sustentável das Cidades' vai estar no sábado, na Gafanha da Nazaré, para falar de 'Escutismo, os Jovens e o envolvimento na Comunidade'.

A Tertúlia é inspirada nos 40 anos de vida do Agrupamento e contará com as intervenções do Professor Fernando Martins, antigo Assistente Adjunto do Agrupamento e do Padre Manuel Augusto de Oliveira, antigo Assistente do Agrupamento e actual Assistente Regional em Aveiro.

Esta 'conversa', na noite de sábado (21h30), nas instalações da Igreja Paroquial, será moderada por Luís Miguel Loureiro, antigo Escuteiro e Jornalista de profissão.

O Professor Fernando Martins (na foto), estudioso da vida social e económica da Gafanha da Nazaré, realça a chegada deste 'movimento' num tempo em que a Gafanha da Nazaré dava sinais de afirmação económica e desenvolvimento social e numa altura em que o Porto de Aveiro era "um dos motores" desse desenvolvimento regional. (com áudio)

Para a história do Movimento Escutista na Gafanha ficou "um nome" que Fernando Martins diz merecer maior reconhecimento. Miguel Lencastre, antigo Pároco da Gafanha, era filho de um alto responsável pelo Movimento Escutista em Portugal e, não sendo Escuteiro, acabou por dar um contributo decisivo na instalação do Agrupamento. (com áudio)

A entrevista ao Professor Fernando Martins, onde são abordados estes e outros assuntos, pode ser ouvida hoje (19h00) na Terra Nova.