Termas de Vale da Mó reabrem esta quinta.

2023-05-31 14:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As Termas de Vale da Mó reabrem, esta quinta-feira, 1 de junho, para mais uma época termal que se irá prolongar até 31 de outubro.

Estarão abertas de segunda-feira a sábado, das 8h00 às 12h00 e das 16h00 às 17h00 e, aos domingos, das 8h00 às 12h00 e das 15h30 às 18h00.

As consultas decorrem às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h00.

Situada na freguesia da Moita, concelho de Anadia, esta estância termal, famosa pela sua rara água férrea, tem uma nascente de água, cujas propriedades a tornam indicada para o tratamento de doenças do sangue (anemias e outras por carência de ferro) e gastro-hepáticas (gastro-duodenais e hepatopatias), e ainda anorexias e convalescenças.

Para além da ingestão de água, os aquistas inscritos podem usufruir de consultas regulares efetuadas pelo corpo clínico afeto às Termas de Vale da Mó.

Segundo o laboratório da Direção Geral de Geologia e Energia (janeiro de 1993), a água mineral das Termas do Vale da Mó nasce bacteriologicamente pura, sem cheiro e de sabor ligeiramente férreo, fracamente mineralizada, tratando-se, assim, de uma água bicarbonatada magnesiana ferruginosa, o que a torna uma representante única deste tipo no património hidrológico português.

As técnicas termais associadas à água de Vale da Mó consistem na simples ingestão de água, na própria fonte, e só no local (dada a precipitação rápida), fria ou quente, em cinco tomadas diárias, com intervalos de 20 minutos, durante a manhã e a tarde. Os tratamentos podem variar entre os 14 e 21 dias, de acordo com a prescrição médica.