Sporting de Aveiro já tem calendário de vela para o Verão.

2017-06-02 15:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A academia de vela do Sporting Clube de Aveiro/Associação Académica da Universidade de Aveiro (SCA/AAUAv) arranca este sábado, dia 3 de Junho, com o projeto “Aveiro a Navegar”, um projeto inovador que agrega diversas atividades desportivas e lúdicas em torno da modalidade da vela, e que promete animar a Ria de Aveiro.

Durante os meses de Junho e Julho será possível participar nas atividades do “Aveiro a Navegar”, projeto que inclui a realização de “dias abertos para crianças/jovens”, “regatas de vela”, “férias náuticas vela/canoagem”, “estágios de vela”, “atividades lúdicas para velejadores e familiares/amigos”, entre outras, não esquecendo a parte social com uma forte componente de convívio.

O projeto arranca com a realização da “Regata Cidade de Aveiro/Regata dos Ovos Moles” aberta a classes de vela ligeira, vela adaptada e cruzeiros, cuja primeira largada está prevista para as 12h do dia 3 de Junho.

Enquadrada na parte social desta regata, de referir a ação da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) sobre “Prevenção do Cancro de Pele” às 16h30 no Pavilhão de Vela/Canoagem do Sporting Clube de Aveiro.

Após a entrega dos prémios da regata pelas 17h, destaque para a sardinhada a realizar no Clube.

No âmbito do projeto “Aveiro a Navegar”, aos sábados de manhã ou de tarde durante os meses de Junho e Julho as crianças e os jovens interessados podem experimentar a arte de velejar sem qualquer custo, sendo no entanto necessário fazer uma pré-inscrição para o email vela@sportingcaveiro.pt.

Serão ainda agendadas algumas sessões abertas com instituições com pessoas de mobilidade condicionada ou necessidades educativas especiais, no âmbito do “RIA SEM LIMITES”.

Ainda no contexto do projeto, o SCA/AAUAv colabora com a CIRA como habitualmente todos os anos na “Grande Regata de Moliceiros” disponibilizando meios humanos e técnicos para apoiar a chegada dos moliceiros à cidade de Aveiro, numa prova que tem a largada na Torreira.

Durante os meses de Julho vão decorrer os habituais “estágios de vela”, abertos a velejadores do Clube e de outros clubes, e ainda a destacar a realização das tradicionais ”férias náuticas de vela/canoagem”, em parceria com a secção de canoagem do Clube, eventos estes que têm motivado bastantes crianças e jovens para o contacto com a vertente náutica e a fruição da Ria de Aveiro.

O evento “Raquero Sailing Cup” está agendado para sábado dia 15 de Julho, um evento que é retomado este ano e que reúne velejadores, amigos e familiares de todas as idades, com o objetivo de realizar regatas num verdadeiro espírito lúdico, terminando a final da tarde desse dia com o “Ria Sunset Sailing”.

Destaque ainda para a realização da “Regata Santa Joana” no dia 22 de Julho, regata aberta a classe de vela ligeira, vela adaptada e cruzeiros, com o encerramento da primeira fase do projeto “Aveiro a Navegar” no Sábado dia 29 de Julho com a realização de um dia aberto para jovens e crianças.

Todas as atividades do projecto “Aveiro a Navegar” são realizadas no Pavilhão de Vela/Canoagem do Clube, situado junto ao CMIA (Centro Municipal de Interpretação Ambiental).