Sporting Clube de Aveiro reforça oferta formativa na vela.

2019-09-26 15:55

Categoria: 

Concelho: 

A época desportiva da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA/AAUAv) inclui a iniciativa “Aulas Abertas - 500 Anos da Circum-Navegação Fernão de Magalhães” que vai proporcionar a todas as crianças e jovens até aos 15 anos a possibilidade de frequentar aulas de iniciação à vela aos Sábados de manhã (11h-13h) até final do mês de Outubro.

Estas aulas, que se destinam a alunos que não tenham qualquer experiência de vela, são aulas grátis sendo apenas necessário suportar o custo do seguro desportivo no valor de 8 euros.

De referir ainda que as crianças e jovens presentes nestas sessões irão receber a “Caderneta do Marinheiro da Ria”, uma publicação com informação variada sobre desportos náuticos e sobre a Ria de Aveiro, mais uma novidade da nova época desportiva.

Destaque ainda para o arranque do projecto “Vela de Lazer” destinado a adultos que queiram praticar vela numa base regular ou pontual , com as aulas a começarem em Outubro, iniciativa que irá ter condições especiais no contexto dos “500 Anos da Circum-Navegação Fernão de Magalhães”

Uma outra novidade da nova época desportiva é o Desporto Escolar, com a possibilidade dos alunos das escolas puderem praticar as modalidades de Vela e Vela Adaptada durante a semana, um projeto desenvolvido em estreita parceria com o Desporto Escolar, o Agrupamento de Escolas José Estevão (AEJE) e a Câmara Municipal de Aveiro.

Este projecto que vai arrancar em Outubro, será uma oportunidade única para os alunos das escolas de Aveiro e de outras escolas contactarem com a arte de velejar no contexto do Centro de Formação Desportiva, afirmando e reforçando assim a vocação náutica da Região de Aveiro e despertando as crianças e os jovens para a prática desta modalidade em Aveiro e para a fruição da Ria de Aveiro.

Ainda em Setembro destaque para a presença da equipa do “Ria Sem Limites” (Vela Adaptada) no “Campeonato Nacional Classe Hansa” e realizar em Portimão de 28 a 30 de Setembro, onde 4 velejadores vão tentar defender o título nacional obtido na época desportiva anterior.

Ainda no contexto do projecto “Ria Sem Limites”, os velejadores Jorge Ruivo e João Gonçalo vão participar com uma embarcação Hansa 303 no “Campeonato da Europa”  prova que se irá realizar também em Portimão de 5 a 12 de Outubro, num momento histórico do clube, em que pela primeira vez 2 velejadores do “Ria Sem Limites” vão marcar presença num Campeonato Europeu de vela adaptada.

Ainda em Outubro está prevista mais uma sessão aberta do projecto “Ria Sem Limites”, desta vez com a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) da Figueira da Foz, que vai proporcionar um dia à vela a pessoas com incapacidade física, repetindo a sessão realizada o ano passado.

Para além das iniciativas de cariz inovador e que representam uma novidade para esta época, de referir ainda o regresso às competições das classes Optimists, 420, Laser e Vaurien, num percurso completo de formação delineado pela Academia de Vela, uma escola de vela certificada pela Federação Portuguesa de Vela, e que se afirma como “uma escola de formação com espaço para a vela de lazer e vela de competição, apostando na excelência da formação para todas as idades”.