Sporting Clube de Aveiro divulga resultados do “Campeonato Nacional da Classe Hansa”.

2021-11-24 16:45

Categoria: 

Concelho: 

O Sporting Clube de Aveiro organizou o “Campeonato Nacional da Classe Hansa” (Vela Adaptada), prova que decorreu de 6ª feira a domingo, e que contou com a participação de 14 embarcações da classe Hansa 303 Individual e com 6 embarcações da classe Hansa 303 Duplos, numa prova que contou com apoio do Porto de Aveiro, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), da Suzuki Marine e da Isonáutica.

Estiveram presentes velejadores do Clube Naval de Portimão, Iate Clube Marina de Portimão, Clube Naval de Cascais, Clube Náutico de Almada e Clube Naval Povoense, para além do Sporting Clube de Aveiro, clubes com expressão competitiva na modalidade.

Na 6ª feira, primeiro dia de prova, apesar de com pouca intensidade, 7/8 nós, o vento era estável proporcionando o dia mais regular da prova com a realização de 2 regatas na classe Hansa 3030 Individual e 1 regata na classe Hansa 303 Duplos.

No sábado, o vento manteve-se fraco entre 5/6 nós, tendo entrado mais tarde, e por esse motivo apenas se realizou 1 regata na classe Hansa 303 Duplos.

Já no domingo a ausência de vento não permitiu a realização de qualquer regata.

Assim na classe Hansa 303 Individual, João Pinto do Clube Naval de Portimão sagrou-se campeão nacional, seguido por Guilherme Ribeiro do Iate Clube de Portimão e com Luis Ramalho também do Iate Clube de Portimão a obter o último lugar do pódio.

Nos duplos, João Pinto e Luciana Matias do Clube Naval de Portimão são os novos campeões nacionais, seguidos por Luis Ramalho e Guilherme Ribeiro do Iate Clube de Portimão, e com Noel Coelho e Filipe Costa do Clube Náutico de Almada a obter o 3º lugar.

João Gonçalo foi o melhor atleta do Sporting Clube de Aveiro em Hansa Individual, obtendo o 9º lugar, seguido por Jorge Ruivo em 10º e Margarida Lemos em 14º.

Nas duplas aveirenses, João Gonçalo e Jorge Ruivo ficaram em 4º lugar, com Margarida Lemos e Jorge Anjos em 5º lugar, e com Ana Martin e Davis Gonfier a obterem o 6º lugar.

De referir que para além do “Campeonato Nacional da Classe Hansa”, o Sporting Clube de Aveiro organizou também no sábado e no domingo a “1ª Prova Campeonato Regional Norte - Classe Vaurien”, uma classe de longa tradição no clube.

Os vencedores foram os espanhóis Ignacio Méndez e Yolanda Novelle do Club Alagua, seguindo-se Alexandre Paulino e João Salvador do Clube Desportivo Vilafranquense e com a dupla José Freitas e Luis Freitas do Sporting Clube de Aveiro a terminar em 3º lugar.

Na entrega de prémios marcaram presença Rogério Carlos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Fátima Alves, presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Senos Matias, pró-reitor da Universidade de Aveiro e Nuno Carvalho Silva do Sporting Clube de Aveiro, tendo-se seguido um lanche entre todos os presentes.

O clube aveirense faz uma avaliação “extremamente positiva” do evento, com a mobilização de todo o corpo técnico para a organização do campeonato nacional, e com a participação de mais 12 voluntários nas equipas de terra e água, dada a complexidade da prova.

O clube, ao longo dos 10 anos do projeto “Ria Sem Limites” (vela adaptada), reúne assim todas as condições para a prática da vela adaptada, quer numa componente recreativa quer competitiva, permitindo a prática da modalidade a pessoas com incapacidades em perfeitas condições de segurança.