São Gonçalinho falha repescagem para as meias-finais das Maravilhas da Cultura Popular.

2020-08-17 09:26

Categoria: 

Concelho: 

A festa em Honra do São Paio da Torreira participa na segunda meia final das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Já são conhecidos os 28 Pré-Finalistas e a festa em honra do São Gonçalinho não conseguiu o apuramento na repescagem.

Depois de terem sido apurados os últimos pré-finalistas das eliminatórias regionais, através de votação popular, em direto num Programa Especial de Repescagem a partir de Porto de Mós, transmitido pela RTP, iniciou-se agora a contagem decrescente para a realização das Meias-Finais.

A Mordomia encara com naturalidade o desfecho salientando que o mais importante é manter a ligação ao padroeiro da Beira-Mar.

“Terminou hoje o percurso que homenageou todas as mordomias e as Festas em Honra de São Gonçalinho, no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular. O Bairro da Beira-Mar, Aveiro e todos os devotos de São Gonçalinho votaram em peso e deram-nos a alegria de participar em dois programas. A nossa candidatura quis enaltecer Aveiro, os Aveirenses, as festas que, brilhantemente, têm sido realizadas e, mais importante, quiseram mostrar o porquê de louvarmos, de forma sincera e genuína, São Gonçalinho. São Gonçalinho não acontece uma vez por ano. Acontece todos os dias e, por isso, muito em breve, vamos anunciar as próximas atividades que temos vindo a preparar. Vamos todos em romagem. A maravilha de São Gonçalinho são todos os seus devotos e todos nós, devotos, sabemos que São Gonçalinho será sempre a maior maravilha da cultura popular”.

A primeira Meia-Final, vai realizar-se no próximo domingo, dia 23 de Agosto, em SALIR, com transmissão em direto na RTP1, e RTP Internacional, das 11h30 às 13h e das 15h às 20h.

A segunda será a 30 de Agosto em Torres Novas Com o São Paio da Torreira em prova, único representante do distrito de Aveiro.

A Gala da Declaração Oficial realiza-se a 5 de setembro de 2020, em Bragança, e será transmitida pela RTP, em horário nobre.

Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular.