Rotary Club de Aveiro realiza Regata de Vela Solidária.

2022-09-20 11:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Rotary Club de Aveiro, juntamente com o Rotaract Club de Aveiro, realiza no próximo sábado (24 de setembro de 2022), a Regata de Vela Solidária.

Trata-se de um evento solidário na VII edição que mobiliza cidadãos, entidades e atletas e que tem como objetivo a angariação de fundos para apoiar instituições ou clubes que fomentam e proporcionam a prática de desporto adaptado.

Em todas as edições, o Rotary Club de Aveiro tem contado com a ajuda técnica na organização da prova de vela do Sporting Clube de Aveiro e a participação de voluntários.

Além do SCA, secção de vela, natação e canoagem, também o Clube dos Galitos, a Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro e o Aveiro Paddle Club, têm dado o seu contributo para a organização e dinamização da Regata Solidária.

Ao longo das edições já realizadas foram entregues 8 embarcações: 6 de vela adaptada à Secção de Vela do Sporting Clube de Aveiro e 2 de remo adaptado ao Clube dos Galitos.

O programa inclui a habitual regata aberta a embarcações de vela ligeira, vela adaptada e vela de cruzeiro, uma prova de natação em águas abertas e uma prova de canoagem.

Face ao impacto e ao sucesso que teve a prova de natação em águas abertas, que se realizou pela primeira vez em 2021, também este ano se realizará a prova de natação em águas abertas, que, na sua vertente adaptada, conta com uma prova de 200 metros e nas restantes classes com uma prova que terá 800 metros.

Pela primeira vez, esta edição, contará também com uma prova de canoagem no canal Adjacente à Rua do Sal, tecnicamente organizada pela secção de Canoagem do SCA e também uma demonstração de stand up paddle (SUP) a cargo do Aveiro Paddle Club.

Outra atividade do evento, é a limpeza das margens da Ria. Esta atividade que já se realizou nas duas edições anteriores, volta a estar inscrita nas comemorações do Dia Internacional de Limpeza Costeira promovidas pela Fundação Oceano Azul.

Diversas “brigadas” constituídas pela população, com cerca de uma dezena de voluntários cada, farão a recolha do lixo que encontrarem nas margens da Ria.

As verbas que forem apuradas com a realização de VIII Regata serão investidas a 100% na aquisição, reparação e reabilitação do diverso equipamento náutico que se tem destinado à prática de desporto adaptado, nos diversos clubes e instituições que prestam essa valência.

O programa arranca às 10h com Limpeza Costeira seguindo-se, ao meio dia, as provas de vela e a entrega de prémios.

Há Passeio de Veleiros, provas de Canoagem e natação, e às 17h30 realiza-se a entrega de prémios junto às instalações do Sporting Clube de Aveiro.