“Na Ria de Aveiro temos todas as condições para podermos competir com os grandes centros náuticos europeus" - Renato Conde.

2021-04-06 09:08

Categoria: 

Concelho: 

O velejador Renato Conde ofereceu ao movimento MARIA um álbum contendo um conjunto de imagens documentais da sua participação em provas internacionais de vela em reconhecimento pelo papel e atividade do Movimento em defesa da Ria de Aveiro.

Em vésperas de dar início a mais uma participação no circuito mundial de SAIL GP e GC 32 (catamarãs voadores), que se vai prolongar pelo período de um ano, Renato Conde quis dar ao Movimento de Amigos da Ria de Aveiro uma nota de satisfação por todo o trabalho do MARIA na promoção e defesa da Ria.

Embaixador do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro desde a primeira hora, Renato Conde, 37 anos, é hoje uma referência mundial ao nível da vela de alta competição, sendo atualmente o Boat Captain da equipa profissional dinamarquesa Rockwool.

Natural da Gafanha da Encarnação, Ílhavo, o velejador reconhece que a Ria de Aveiro contém um “potencial gigantesco” para poder acolher provas de alta competição de vela de expressão mundial, mas admite que a ausência de infraestruturas adequadas de apoio e suporte à modalidade afastem para já essa possibilidade.

Na perspetiva de Renato Conde, é necessário captar investimentos que possibilitem a transformação do espaço da Ria num local que seja competitivo, designadamente, com Santander, em Espanha, que é hoje utilizado como centro náutico de excelência por muitas equipas profissionais de vela da europa.

“Na Ria de Aveiro temos todas as condições para podermos competir com os grandes centros náuticos europeus e temos ainda um clima e um conjunto de condições naturais que podem projetar a nossa região na alta roda da preparação das equipas profissionais”, assinalou.

Natural da Gafanha da Encarnação, Ílhavo, Renato Conde revelou que a sua paixão pela Ria de Aveiro contagiou inclusivamente alguns dos seus colegas velejadores dinamarqueses da sua atual equipa, ao ponto de dois deles terem já adquirido habitação de férias na praia da Barra e na Gafanha de Aquém.

Em paralelo com a sua atividade na alta roda da vela mundial, o atleta está ainda empenhado em desenvolver no concelho de Ílhavo um projeto empresarial na área da preparação de barcos para a alta competição, tendo já assegurado envolvimento com onze equipas com vista aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Oriundo de uma família de velejadores e construtores navais, Renato Conde indicou que terá a seu cargo a preparação dos barcos das classes 470, Nacra e 49/er das seleções da Dinamarca, Suíça e Espanha.