Murtosa: Oficina das Artes funciona em antiga escola.

2018-08-06 10:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa inaugurou a Oficina de Artes.

É o resultado da reabilitação e adaptação da antiga Escola Primária de Pardelhas-Monte agora transformada em espaço de formação artística das crianças e jovens do Concelho da Murtosa.

A Oficina de Artes correspondeu a um investimento de 370 mil euros da autarquia Murtoseira e tem pretensão de ser um espaço onde as associações locais vocacionadas para a vertente artística possam encontrar as “condições ideais para transmitirem os seus saberes e captarem novos valores”.

A placa de inauguração foi descerrada pelo Presidente da Câmara, Joaquim Baptista, acompanhado pelos Presidentes das Juntas da Murtosa e do Monte, João Paulo Rebelo e João Cunha, lembrando, simbolicamente, o facto de, há 88 anos atrás, aquele edifício ter sido construído para servir de local de instrução das crianças de Pardelhas e do lugar Monte que, à época (1930), pertencia também à freguesia da Murtosa.

No uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal falou dos desafios e dos objetivos traçados para este novo espaço, lembrando que este representa mais “um passo importante na concretização daquele que é a aposta clara da Autarquia no apoio à formação artística e desportiva dos jovens, como complemento à sua formação académica”.

Aludindo ao facto da inauguração acontecer no contexto da Semana do Emigrante, o edil lembrou que a Escola de Pardelhas-Monte foi construída, nos primeiros anos de existência do Concelho da Murtosa, por subscrição pública, sendo que, para sua materialização muito contribuiu a vasta comunidade Murtoseira espalhada pelo Mundo.

O projeto de reabilitação e adaptação da Escola de Pardelhas-Monte às novas funcionalidades, da autoria do arquiteto Murtoseiro João Fabião, respeitou a identidade e a traça original da escola acrescentando-lhe, no tardoz, um novo corpo complementar, potenciando não só a multifuncionalidade do imóvel como também a sua relação com a zona envolvente.

A Escola Primária de Pardelhas-Monte foi construída na década de 30 do século XX, por subscrição pública para acolher a instrução primária das crianças de Pardelhas e do Monte, tendo funcionado durante mais de 75 anos.

Com a criação, em 2012, do Centro Escolar da Saldida, a escola foi desativada como estabelecimento de ensino do primeiro ciclo e do pré-escolar, potenciando outros usos e funções para o belíssimo edificado, localizado em pleno centro da vila da Murtosa.