Maratona da Europa 2023 recebe World Athletics Label e integra calendário mundial das corridas de estrada.

2023-03-24 09:26

Categoria: 

Concelho: 

A edição 2023 da Maratona da Europa, que se realiza a 23 de abril, vai ser a primeira a fazer parte da lista restrita do programa “World Athletics Label Road Races”, onde estão reunidas as principais provas de estrada do mundo com certificação pela World Athletics – Federação Internacional de Atletismo.

A Maratona da Europa 2023 entra assim para o primeiro patamar de um conjunto de quatro níveis, o grupo “Label” (categoria E), que autentica as principais provas de estrada por todo o mundo. Nos níveis seguintes estão os selos “Elite” (B), “Gold” (A) e “Platinum” (GW).

Em termos práticos, esta certificação significa que os atletas federados que participem na Maratona da Europa podem pontuar para o Ranking Mundial e com isso têm a possibilidade de aceder a outras Maratonas Internacionais, incluindo Maratonas da categoria “Label”.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, considera que “esta certificação tem para a Câmara Municipal de Aveiro dois grandes motivos de satisfação. Em primeiro lugar porque significa que o trabalho que realizámos nas duas únicas edições da Maratona da Europa (2019 e 2022) foi muito bom e acaba confirmado pela World Athletics. Em segundo lugar, porque com este “Selo” iniciamos um novo percurso rumo à excelência da competição, que tem um âmbito alargado de participação comunitária e de promoção do turismo desportivo, mas que é fundamentalmente um incentivo para continuarmos a apostar na educação desportiva, na saúde e no bem-estar dos nossos concidadãos”, afirmou o Presidente da Câmara, Ribau Esteves.

Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal relevou “a importância desta certificação no contexto da valorização turística da Região Centro, especialmente o Turismo Desportivo, que movimenta milhões de pessoas todos os anos. Sem dúvida que a dimensão internacional da Maratona da Europa vem dar um grande contributo para que possamos divulgar e atrair cada vez mais visitantes para o nosso território, com notas de qualidade e excelência sobre aquilo que fazemos e organizamos”, disse.

No seu site oficial, a World Athletics esclarece que um Selo Mundial de Atletismo denota uma organização completa da Competição e das Regras Técnicas, no mínimo, na componente de elite da competição. Os rótulos também revelam padrões superiores na organização do evento, segurança e experiência do corredor, apoio das autoridades públicas ao evento e um compromisso financeiro com o antidoping.

Para o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, “a World Athletics, ao atribuir um “Label Road Race” à Maratona Europa, pretende reconhecer a qualidade da organização e o valor desportivo do evento. A atribuição deste galardão premeia a qualidade desta maratona e, também, todo o investimento realizado pela Câmara Municipal de Aveiro. Este reconhecimento é, também, um estímulo para o desenvolvimento do atletismo nacional”, concluiu.

Já para Paulo Costa, diretor da Global Sports, empresa responsável pela organização e produção da prova, “este é um momento de enorme relevância para o projeto "Maratona da Europa - Aveiro" que, desde o início, se afirma como uma valiosa e inigualável ferramenta de internacionalização e dinamização Territorial e Nacional. Ver esta Maratona, com apenas duas edições realizadas, patenteada e homologada pela entidade máxima que gere todo o Atletismo Mundial, é a tradução perfeita do profícuo trabalho realizado até ao momento e um sinal claro do enorme potencial de afirmação e crescimento deste projeto", afirmou.

A apresentação oficial acontece, este sábado, 25 de março, às 17h00, no Cais da Fonte Nova.

O momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, o Diretor da GlobalSport, Paulo Costa, a antiga atleta olímpica e Madrinha da prova, Aurora Cunha e ainda João Netto, popularmente conhecido como “o maratonista sobre-humano”.

No dia 23 de abril, quando se soltar o tiro de partida para os 42 km e 195 metros, os atletas em competição, que cumpram os requisitos, vão poder pontuar para o Ranking Mundial.

As competições são categorizadas e as pontuações são diferentes em cada categoria. Existem dez categorias e que variam de acordo com o nível e importância da competição. Por exemplo a categoria “OW” reflete as competições mais fortes e consequentemente atribui mais pontos. Exemplo disso é o facto das pontuações de classificação disponíveis nos Campeonatos Mundiais de Atletismo ou nos Jogos Olímpicos (OW) serem muito mais altas do que em qualquer outra competição.

Na Maratona da Europa 2023 os vencedores vão pontuar de acordo com a Categoria E, ou seja, aos vencedores de cada um dos géneros (masculino e feminino) serão atribuídos 10 pontos.