Judo: António Costa homenageado por vida dedicada ao judo.

2019-01-15 10:01

Categoria: 

Concelho: 

O treinador de Judo da AAUAv, António Costa, foi surpreendido por amigos, atletas, familiares de atletas e pela sua própria família numa festa organizada para lhe prestar homenagem pelo percurso no Judo como atleta e treinador.

A festa decorreu no auditório dos Bombeiros Velhos no domingo passado.

Foi realizado um filme em sua homenagem, com vários depoimentos, e foram feitas várias ofertas. Uma medalha pelos 10 anos na liderança do Judo da AAUAv, um quimono autografado por todos os atletas, um livro com o título "IPPON a António Costa" (livro que foi dedicado ao António com dados importantes sobre a sua vida no Judo e na relação com os outros, apoiado no código moral do Judo) e um site para o seu mais recente projeto, o Clube de Judo IPPON (IPPON.pt).

Seguiu-se um almoço convívio, onde houve direito a um poema escrito em sua honra pelo seu amigo Nuno Pires.

“O Tozé é muito especial para nós e tínhamos necessidade de lhe demonstrar isso. Toda a gente colaborou de forma excecional. Acho que o surpreendemos”.

“Foi incrível. Esta gente é louca. Juntaram tantas pessoas importantes. Muitas mais gostariam de estar pelo que me disseram mas foi de todo impossível. Os atletas, ex-atletas, familiares, amigos. Foram buscar amigos meus da Guarda, de Viseu e amigos do Beira-Mar. Trouxeram colegas e ex-colegas de trabalho que são minhas amigas. Juntaram todos os clubes. Vieram os meus pais, o meu irmão, o meu sobrinho e o meu Mestre. Até a minha Avó, com 92 anos veio de Âncora para esta surpresa. Foi maravilhoso e não tenho palavras para lhes agradecer. Fizeram-me sentir especial e que faço parte desta família enorme”, comentava o homenageado.