Jovem velejador do CVCN compete no Campeonato do Mundo de Vela. Alex Baptista vai competir na Polónia.

2015-07-27 09:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Clube de Vela da Costa Nova (CVCN) realizou, no fim-de-semana, Regatas de Vela "inseridas no programa de preparação dos velejadores que vão representar as cores nacionais" no Campeonato do Mundo na classe de Optimist, na Polónia, na próxima semana.

As provas realizaram-se no 'espelho de água' da Costa Nova e contaram com a presença de velejadores que participaram no último Campeonato Europeu da classe. Alex Baptista (na foto), é o jovem velejador, de 13 anos, que competirá no Mundial de Optimist. Falou, na Rádio Terra Nova, das suas ambições, esforço feiro e sonhos para o futuro. (com áudio)

Paulo Ramalheira é o Presidente do CVCN e diz-se "orgulhoso" com a participação do Alex Baptista no Mundial de Optimist. Lamenta no entanto a falta de apoios financeiros para sustentar a evolução da vela. "Estamos muito orgulhosos do nosso atleta. Representará o país e a região. Levará com ele a nossa ria, o sal e o Concelho de Ílhavo".

A vela tem futuro mas "os apoios que dão à modalidade são escassos em termos comparativos com outras modalidades. É um desporto que envolve investimentos altos e não temos apoios dos organismos oficiais. Só há dinheiro para o futebol", lamentou Paulo Ramalheira.

O treinador do atleta, José Teixeira, disse que "há aí uma nova 'fornada' de miúdos que têm chegado aos Europeus e Mundiais. Há trabalho sequenciado para preparar sempre o nosso futuro neste desporto. Pretendo manter esta evolução positiva", vincou o técnico especializado em desportos náuticos.