João Vasconcelos triunfa no torneio de xadrez Senhora do Pranto.

2023-05-29 07:03

Categoria: 

Concelho: 

João Vasconcelos, do Clube de Xadrez (CX) do Colégio Português venceu o V torneio da Senhora do Pranto.

Sagrou-se campeão invicto com 6 vitórias.

Seguiu-se no 2.º lugar a jovem Marta Almeida, também do CX Colégio Português, igualmente invicta e com os mesmos 6 pontos do campeão, mas com pior desempate; compondo-se o pódio com o atleta do Galitos, Simão Lemos, que somou também 5 vitórias para alcançar o 3.º lugar da classificação geral.

O V Torneio da Senhora do Pranto reúniu oitenta jovens xadrezistas em Ílhavo oriundos das regiões de Aveiro, Coimbra e Porto.

Foi uma adesão recorde em cinco edições e contando com mais duas dezenas de participantes do que na anterior edição em 2022 provando, segundo a organização, que “a modalidade do Xadrez está cada vez mais forte entre os jovens da região”.

“Foi notória a alegria e paixão destes jovens ao longo de uma tarde de disputa entusiasmante e convívio fantástico, juntando perto de duas centenas de pessoas no recinto escolar, onde a Associação de Pais promoveu também animação e bancas de alimentação para todos”.

Rumaram a Ílhavo um total de 81 xadrezistas dos escalões sub08, sub10, sub12 e sub14 anos de toda a região de Aveiro e Porto para a disputa dos vários títulos individuais.

Marcaram presença atletas do Clube de Xadrez do Colégio D. José I (Aveiro), do Sport Clube Beira-Mar, do Clube Académico de Téssera (S. João da Madeira), do Agrupamento de Escolas de Vagos, do Clube de Xadrez da Associação Desportiva de Vagos, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, do Clube de Xadrez Norton de Matos (Coimbra), do Colégio de Calvão (Vagos), do Clube de Xadrez do Colégio Efanor (Porto), do Clube de Xadrez do Oliveira do Bairro Sport Clube, do Clube dos Galitos (Aveiro), do Clube de Xadrez do ATL da Coutada (Ílhavo), do Clube de Xadrez do Colégio Português (Aveiro), do Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Aveiro e do Clube de Xadrez da Senhora do Pranto (Ílhavo).

A organização do torneio foi levada a cabo pelo Clube de Xadrez da Senhora do Pranto, em parceria com a Associação de Pais da Senhora do Pranto e com a Forminho, contando ainda com o apoio da Edubox S.A., do Agrupamento de Escolas de Ílhavo e da Fábrica da Ciência Viva de Aveiro.