Ílhavo: Natal dos Seniores com atividades para mais de 300 pessoas.

2019-12-26 16:45

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 300 seniores de Ílhavo envolveram-se nas atividades de natal promovidas pelo Município numa programação com espetáculos, performances de rua, visitas culturais, exposições, festas, oficinas e demonstrações gastronómicas.

Durante os meses de novembro e dezembro, 60 seniores envolveram-se na cenografia de Natal e na composição da árvore de Natal, patente no edifício municipal até ao início do próximo ano, elaborada com material reciclado e chávenas da Vista Alegre.

A abertura da programação contou com a iniciativa "Pontas de Arte Natal", que incluiu a realização de percursos pelo comércio tradicional de Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, sob o lema "Contos e Ditos", nos quais se cantaram histórias e se narraram diversas e tradicionais canções.

No dia 17 de dezembro teve lugar, no Museu Marítimo de Ílhavo, mais uma sessão da rúbrica “Sabores Maiores”, nesta época dedicada à doçaria de Natal.

A chef Elsa, do restaurante "Zezé das Caldeiradas", foi a convidada para a realização do showcooking "Farófias com creme de ovos".

Ainda no mesmo dia, os seniores aproveitaram a sua presença no Museu Marítimo de Ílhavo para visitarem a exposição "Trava- Línguas" de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, que projeta a realidade do corte da língua do bacalhau realizada por crianças, a partir dos 5 anos, da Noruega.

Houve, ainda, tempo para outras visitas culturais, como uma viagem a Águeda e a Vagos, aproveitadas para o registo do maior e do mais pequeno Pai Natal do mundo (Águeda), seguida da exploração do Museu de Brincar (Vagos).

No dia 20 de dezembro, o Laboratório das Artes - Teatro da Vista Alegre - acolheu a Festa de Natal com a apresentação do projeto "E Se Esta Rua Fosse Minha", dinamizada pelo Centro de Documentação do Município de Ílhavo e que contou com a participação especial da turma de Teatro da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial N. Sra. da Nazaré.