Ílhavo: Município "amigo do desporto" anuncia investimento em campos de 3x3 BasketArt.

2021-03-01 07:49

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo garantiu, pela terceira vez, a distinção como Município Amigo do Desporto e anuncia investimento em espaços de street basket.

Desde o primeiro momento da implementação deste projeto nacional, o Município de Ílhavo foi das primeiras 90 Câmaras Municipais a serem distinguidas pelas estratégias e medidas municipais que “promovem, dinamizam e valorizam” a atividade física e o desporto.

Reconhecimento feito pela Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude do Ministério da Educação, pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) e pela entidade Cidade Social.

Para além da atividade dos clubes e dos programas municipais a autarquia enfrenta agora a paragem competitiva devido à pandemia.

Diz que se trata de um “complexo e perigoso vazio” na prática desportiva de milhares de jovens que preenchiam as formações dos Clubes e Associações ou que, de forma individualizada, tinham a prática, mais ou menos regular, da atividade física em espaços públicos.

A resposta vai surgir com a celebração de um protocolo com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) no âmbito do Programa Nacional para a promoção do Basquetebol, de construir campos de 3x3 BasketArt no Município.

Declara combate ao sedentarismo e promove hábitos de vida saudável, através da prática informal do basquetebol, num segmento da modalidade mais simples de colher a adesão e participação de todos.

O 3x3 BasketArt, articulado com a programação desportiva escolar, é praticado num cenário exterior e urbano, decorado segundo um padrão de street art executado, preferencialmente, por artistas locais (por ex. com pinturas em graffiti).

Para o Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, “este galardão é o resultado do excelente trabalho que é realizado pela Câmara Municipal, em parceria com as Escolas, Associações e Clubes, e que potencia no Município de Ílhavo um conjunto relevante de investimento, equipamentos e atividades que promovem, de forma integrada e inclusiva, o desporto para todos, crianças, jovens, adultos e seniores, seja federado ou lúdico, como fator impulsionador de uma melhor qualidade de vida”.