GD Gafanha 'fechou' "três grandes momentos de basquetebol" no fim-de-semana de Carnaval.

2017-03-01 16:23

Categoria: 

Concelho: 

Entre o passado sábado e o dia de ontem (terça-feira de Carnaval) o Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré recebeu "uma verdadeira Festa" do basquetebol com a realização de "três momentos especiais que são já uma referência no calendário regional, nacional e internacional". Entre a realização do XII Torneio Internacional Cidade Gafanha da Nazaré (Sub14), o II Clinic Cidade Gafanha da Nazaré e o VIII Torneio de Carnaval GDG Basquetebol 2017 (Sub16), o GDG Basquetebol acolheu cerca de 450 atletas, treinadores e directores, para além do público que preencheu as bancadas do Pavilhão Desportivo local.

O XII Torneio Internacional Cidade Gafanha da Nazaré foi disputado por 16 equipas (8 masculinas e 8 femininas) que representaram oito emblemas (GDG, Colegio Leonés, Seis do Nadal - Coia/Vigo, Guifões SC, Quinta dos Lombos, FC Porto/Dragon Force, GDB Leça e BC Barcelos) e levaram até ao Pavilhão da Gafanha da Nazaré, cerca de 300 atletas.

As equipas espanholas do Colegio Leonés dominaram a edição de 2017 do Torneio Internacional tendo vencido as finais masculinas e femininas. No sector masculino o Colegio Leonés "A" derrotou o Colegio Leonés "B" por 58-54 e no sector feminino o Colegio Leonés derrotou o Club Baloncesto Seis do Nadal (Coia-Vigo) por 57-33.

Os prémios individuais registaram uma maior distribuição pelas equipas: os concursos de lances-livres foram vencidos por Javier Fernandez (Leonés B masculino) e por Camiño (Leonés A feminino) e os concursos de triplos foram vencidos por Rafael Gomes (Guifões masculino) e por Maria Rodrigues (FC Porto/ Dragon Force feminino).

O "5 Ideal" feminino do Torneio (escolha dos treinadores das 16 equipas) foi constituído pelas atletas Beatriz Loibl (FC Porto/Dragon Force), Sara Diez (Colegio Leonés A) que MVP, Lourdes Saa (Seis do Nadal), Raquel Anjos (GDB Leça) e Inês Machado (Quinta dos Lombos). O "5 Ideal" masculino contou com os atletas Ignácio Aller (Colegio Leonés B) que foi MVP, Yimer Failde (Seis do Nadal), Ricardo Simões (GDB Leça), Pablo Fernandez (Colegio Leonés A) e Tamerat de La Puente (Colegio Leonés A).

O VIII Torneio de Carnaval - GDG Basquetebol 2017 voltou a contar com a presença das equipas Sub16 (masculina e feminina) do GDG e as selecções distritais Sub14 (masculinas e femininas) da Associação de Basquetebol de Aveiro, da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Associação de Basquetebol do Porto, num total de cerca de 150 atletas. Este torneio que antecipa a Festa do Basquetebol em Albufeira é um momento especial que algumas seleções distritais encontram para prepararem a sua participação no 'Ponto Alto da FPB' que terá lugar no Algarve no período da Páscoa.

Com jogos bastante equilibrados a classificação final do VIII Torneio de Carnaval só foi encontrada nos derradeiros jogos de ontem. No sector masculino a equipa Sub16 do GDG Basquetebol foi a vencedora invicta, cabendo o primeiro lugar no sector feminino à Selecção Sub14 da Associação de Basquetebol do Porto, também com três vitórias nos três jogos disputados.

No âmbito dos dois Torneios foi realizado o II Clinic Cidade Gafanha da Nazaré - GDG Basquetebol 2017, numa parceria com a Associação de Basquetebol de Aveiro. Este momento particularmente importante na formação técnica dos treinadores de basquetebol teve a participação de 39 técnicos da modalidade.