'Carnaval Sem Papel' no Hospital de Ovar.

2020-02-26 15:27

Categoria: 

Concelho: 

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, em conjunto com a SPMS, EPE, preparam o “Carnaval Sem Papel no Hospital de Ovar”, a partir das 16h30 de quinta-feira, dia 27 de fevereiro.

Em Ovar, o Carnaval prolonga-se até esta quinta-feira com uma iniciativa no Hospital Dr. Francisco Zagalo. No âmbito do “SNS Sem Papel” - e com o apoio da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), EPE -, realiza-se o “Carnaval Sem Papel no Hospital de Ovar”, "uma iniciativa original que trata de questões importantes de uma forma inovadora e informal".

O Hospital de Ovar "é pioneiro no processo de desmaterialização", tendo sido distinguido com o “Prémio Saúde Sustentável 2019”, na categoria “Cuidados Hospitalares”. “Somos hoje o hospital do país com melhor desempenho no indicador ‘Receitas sem Papel Totalmente Desmaterializadas’, afirma o presidente do Conselho Diretivo desta instituição hospitalar, Luís Miguel Ferreira.

Mudanças como a desmaterialização da gestão documental, integradas numa estratégia que privilegia os registos e processos eletrónicos, permitiram que a unidade reduzisse significativamente o consumo do papel.

“Quando falamos deste hospital, estamos perante um caso em que se tem feito muito melhor do que vai acontecendo nos outros hospitais do país”, refere o presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Henrique Martins, considerando que a instituição é “um farol digital” no SNS.

“SNS Sem Papel” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, dinamizada pela SPMS, EPE e enquadrada na progressiva desmaterialização e simplificação de processos, sobretudo dos hospitais, incluindo a promoção do uso das aplicações móveis do SNS.