Câmara Municipal de Ílhavo prepara livro de receitas de bacalhau.

2020-08-12 16:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

No dia em que começaria a edição deste ano do Festival do Bacalhau (12 de agosto), entretanto cancelada, a Câmara Municipal de Ílhavo regista o avanço de um projeto que mantém o 'fiel amigo' no centro das atenções, nesta altura do ano.

Está em desenvolvimento um livro de receitas de bacalhau e, hoje, chega ao fim um mês de gravações em vídeo da confeção de pratos e petiscos de bacalhau, preparados pelas 14 associações, que todos os anos participam no Festival do Bacalhau.

Este projeto, que inclui o livro de receitas e a coleção de 14 vídeos, está a ser realizado em parceria com as 15 associações, que são responsáveis pelos espaços de restauração do evento (restaurantes, bares e padarias), com bacalhau fornecido pelas sete empresas oficiais da edição de 2019.

As associações, parceiras fundamentais do Festival do Bacalhau, receberam com entusiasmo este desafio, contribuindo ativamente nestas primeiras fases, já concluídas, que incluíram as filmagens da preparação das 14 principais receitas de cada associação, realizadas no Estaleiro – Estação Cientifica de Ílhavo, bem como a recolha de 48 receitas selecionadas, que normalmente são apresentadas no festival.

O livro de receitas visa assinalar e contribuir para o legado do Festival do Bacalhau; apresentar um contexto histórico da gastronomia nacional do bacalhau, com enfoque à gastronomia do Município de Ílhavo; privilegiar o receituário destas associações, quer o tradicional, quer o inovador; criar um produto clássico (livro) com um produto inovador (digital); e certificar a gastronomia local do bacalhau.

O lançamento do livro e dos vídeos gastronómicos, que serão divulgados pelos canais digitais do Município de Ílhavo, está previsto para o último trimestre de 2020.

O Festival do Bacalhau é um dos maiores festivais gastronómicos do país. Anualmente, nos cinco dias de Festival do Bacalhau, consomem-se cerca de 12 toneladas de bacalhau e afins, para cerca de 25.000 refeições, preparadas com o saber culinário das associações locais.

O festival, que se realiza no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, contribui de forma muito significativa para a dinamização da economia local e para o apoio ao tecido associativo. A próxima edição está marcada para 11 a 15 de agosto de 2021.

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, admite que o verão de 2020 deixa um vazio uma vez que o Festival do Bacalhau era ponto de encontro de milhares de pessoas (com áudio)