Basquetebol: Illiabum diz que o 'caso FC Porto' coloca em causa a verdade desportiva.

2022-01-03 10:33

Categoria: 

Concelho: 

O Illiabum diz que a indefinição em torno da polémica que opôs o FC Porto à Federação Portuguesa de Basquetebol, no início de época, pode colocar em causa a verdade desportiva.

Esta posição é assumida no momento em que o acordo entre as partes evita uma terceira falta de comparência e a exclusão do Porto da Liga de Basquetebol.

Pelo caminho ficam dois jogos que não se realizaram e que terminaram com pena de derrota por 20-0 tendo como beneficiários a Ovarense e a Oliveirense.

A Comissão Administrativa do Illiabum lamenta o que entende ser a “perda de prestígio para a modalidade decorrente da falta de comparência da equipa do FC Porto ao jogo contra a Ovarense em 16 de outubro e contra a UD Oliveirense em 12 de dezembro”.

“É que a reação/ penalização com derrota de 0-20, perante um comportamento omissivo de um clube (no caso o FC Porto) é um benefício / vitória do seu opositor (Ovarense e UD Oliveirense) que indiretamente pode vir a ter consequências desfavoráveis para os restantes competidores”.

O clube de Ílhavo diz que a FPB deve refletir esse desfecho uma vez que pode estar a ferir a verdade desportiva.

Recorde-se que o Illiabum tinha jogado com o FC Porto, em Novembro, e perdeu no prolongamento dessa partida.

“Continuamos atentos e esperamos de todos os agentes da modalidade uma postura digna, sem (des)favorecimentos com a aplicação equitativa e ética de todos os normativos que regem a competição”.