ATL da Coutada tem craque de xadrez com 5 anos de idade.

2021-04-21 09:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Após 2 meses de adiamento devido ao confinamento, realizou-se entre 16 e 18 de abril, na Escola Básica de Vera Cruz em Aveiro, a primeira prova presencial da época 2020/21 organizada pela Associação de Xadrez de Aveiro.

Quarenta e um jovens xadrezistas, desde os 5 aos 19 anos, todos devidamente mascarados, disputaram o Campeonato Distrital Jovem de Aveiro durante 3 dias, nos 7 escalões etários, sempre com “comportamento exemplar” no tabuleiro e fora dele.

Os campeões absolutos dos vários escalões são Miguel Andrade (sub-8 CR Estarreja), José Balseiro (sub-10 CX Agrupamento Escolas de Aveiro), David Farias (sub-12 CX Colégio Português), Eduardo Ferreira (sub-14 CX Colégio Português), Tomás Veleirinho (sub-16 CX Colégio Português), Diogo Camacho (sub-18 CX Colégio Português), António Martins (sub-20 Clube dos Galitos).

As melhores classificadas femininas dos vários escalões são Margarida Ribeiro (3ª sub-10 CA Téssera), Clara Marques (2ª sub-12 CX Agrupamento de Escolas de Aveiro) e Filipa Camacho (4ª sub-16 CX Colégio Português).

Um destaque especial para uma jovem promessa, o pequeno Diogo Machado (CX ATL da Coutada), que com apenas 5 anos de idade alcançou o 2º lugar do escalão sub-8, com 5 vitórias em 6 jogos.

“Apesar da pandemia limitar a nossa festa do xadrez jovem distrital, impondo as necessárias precauções e distanciamento, e impedindo a presença dos pais e público em geral, não deixou de ser um fim-de-semana memorável para os nossos jovens atletas”, refere a associação.