Associação Escoteiros de Portugal promove acampamento nacional em Leiria.

2018-07-09 11:48

Categoria: 

Concelho: 

“A Diferença Sou Eu” é o mote do 25º Acampamento Nacional da Associação Escoteiros de Portugal (ACNAC), que se realiza entre 29 de julho e 4 de agosto na Barosa, em Leiria.

A pequena localidade da Barosa vai receber milhares de escoteiros representantes de todas as regiões do país, incluindo as ilhas, bem como cerca de 200 escoteiros de outros países, nomeadamente Israel, São Tomé, Ucrânia, França, Bélgica e Luxemburgo, num encontro que pretende promover “o respeito pela diferença, tanto social e étnica como religiosa”.

O distrito de Aveiro vai estar representado no ACNAC através da presença dos grupos 18 de Cucujães e 249 de Aveiro.

Com o mote “A Diferença Sou Eu”, o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) pretende transmitir a importância e a riqueza dos ambientes multiculturais, no desenvolvimento pessoal, e a consciência global com ação local.

Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como caminhadas, desportos radicais, desportos aquáticos, entre outros, farão também trabalho comunitário e realizarão ações de limpeza do rio Liz e recuperação de património grafitado.

Para Miguel Gonzalez, Escoteiro-Chefe Nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal a multiculturalidade é um conceito que está no ADN da Associação.

“Assim, pretendemos transformar o 25ºACNAC num palco que celebre a diversidade e a riqueza do nosso património europeu, ao mesmo tempo que contribuímos de forma ativa para a promoção da liderança através da diferença, reforçando a necessidade de comportamentos económica e ecologicamente responsáveis e proativos”.