ASM Industries aposta na formação de profissionais próprios.

2017-10-23 14:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ASM Industries, o maior produtor português de torres eólicas, vai formar profissionais. Trata-se de uma unidade industrial sedeada em Sever reconhecida como o único que produz torres para utilização offshore (ou seja, em pleno mar).

Vai abrir o ASM skills program interno para colmatar a escassez de profissionais qualificados no mercado. O primeiro curso abrirá já no próximo mês de novembro, e serão ministradas as áreas de Oxicorte, Calandragem, Soldadura e Serralharia, essenciais à atividade da ASM.

Adelino Costa Matos, CEO da ASM Industries, explica que «existe uma enorme escassez de profissionais e experientes, quer a nível nacional quer internacional, e é extremamente difícil contratar». «Ainda este ano abrimos uma nova unidade de produção para a qual necessitaríamos de contratar 50 colaboradores, e só conseguimos contratar metade, pelo que esta solução nos pareceu a mais indicada, permitindo-nos receber pessoal não qualificado, que formamos internamente», salienta.

A formação é gratuita e será ministrada na ASM Energia, em Sever do Vouga, em grupos de quatro (mínimo) a oito pessoas (máximo), dependendo das candidaturas, nas vertentes teórica e prática: 16 horas em sala de formação teórica, 160 horas de prática em bancada na escola de soldadura e 160 horas de prática em contexto real de trabalho.

A ministrar o curso estarão o Diretor de Operações da ASM, engenheiro de soldadura internacional e formador do ISQ, para além de uma equipa de três engenheiros de soldadura da empresa, executantes com experiência comprovada e com competências didáticas, e ainda os supervisores de produção, profissionais com grande experiência que trabalham no “chão de fábrica” há mais de 30 anos.

A conclusão do curso dependerá da avaliação positiva dos formandos, que serão sujeitos a exames de acordo com normas internacionais. «Além de ser gratuita, a formação garante empregabilidade na ASM – caso o aproveitamento seja positivo, naturalmente –, com um valor para início de contrato superior ao salário mínimo nacional, abrindo portas a uma carreira profissional com salários acima da média nacional, já que falamos de profissões onde existe uma grande carência de pessoal qualificado», refere Adelino Costa Matos.

O primeiro curso terá início em novembro, e terá novas edições a cada dois meses, prevendo-se formar cerca de 100 pessoas no espaço de dois anos.

A ASM Industries é uma sub-holding do Grupo A. Silva Matos, uma estrutura empresarial exclusivamente familiar, e é constituída pelas empresas ASM Energia (A. Silva Matos Energia SA), ASM Offshore (ASMI II Offshore Industries SA) e ASM Marine (Odisseia Plural SA).