António Costa consegue medalha de prata no nacional de seniors em judo.

2016-12-05 10:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

António Costa conquista medalha de bronze no Campeonato Nacional de Seniores de Judo. O treinador da Associação Académica da Universidade de Aveiro voltou a conquistar mais uma medalha na prova rainha de Judo.

O pavilhão multiusos de Odivelas foi, uma vez mais, o palco escolhido para o Campeonato Nacional de Judo para o escalão sénior. Esta prova, a mais importante do calendário nacional, voltou a contar com a participação da AAUAv.

David Carvalho, atleta da AAUAv, foi o representante na categoria de -90Kg. Numa categoria muito forte, o atleta da Universidade de Aveiro não conseguiu superar o seu primeiro adversário, ficando assim arredado da prova.

“A prova estava forte. O primeiro adversário era acessível e eu sei que podia e devia ter passado esta eliminatória. Infelizmente, a falta de treino foi notória. Regressei a Torres Novas e não tenho dedicado muito tempo ao Judo. A este nível pagasse caro”.

Depois de eliminado da prova, restava a representação de António Costa, treinador da AAUAv mas atletas do SC Vianense. Na categoria de +100Kg, onde defendia a medalha de prata do ano anterior, as coisas não se vislumbravam fáceis.

“Foi no último momento que decidi participar na prova. Desde o Zonal em Valença que não consigo treinar por uma lesão nas costas. Vinha para tentar chegar às medalhas. Os médicos desaconselharam a minha participação, mas a vontade era mais forte e decidi arriscar”, começou por referir António Costa.

No primeiro combate, contra um atleta jovem mas já experiente, o treinador da AAUAv acabou por perder a 6 segundos do final por acumulação de castigos. “O Vasco é muito forte. Estive a vencer até 6 segundos do final, mas infelizmente errei muito e não consegui ganhar”.

No segundo combate, contra um atleta de Barcelos, era jogada a passagem à meia-final e a conquista, ou não, de uma medalha. “Nesse combate tinha que dar tudo. Não podia falhar. Não podia haver dor, medo, receio. Tinha que ser para ganhar. Dizia ao Alex (atleta do SC Beira-Mar) que era o tudo ou nada, que ia jogar a passagem nesse combate. Felizmente correu bem”.

Na meia-final foi vez de medir forças contra o campeão nacional em título, e que viria a conquistar novo título, o atleta das Oficinas de São José, Diogo Silva. Num combate quase sem história, após um ataque falhado pelo treinador aveirense, o seu adversário conseguiu a vitória por ippon, relegando assim António Costa para o lugar mais baixo do pódio.

“Com o passar do tempo de espera as dores foram sendo maiores. Quando entrei à meia final já sabia que, se normalmente tenho 20% de hipóteses de vencer, essas hipóteses estavam em 2%. Tentei atacar, mas não consegui, e o Diogo acabou por vencer de forma clara. Infelizmente não consegui fazer melhor”.