Águeda recebe o Campeonato Regional Náutico de Desporto Escolar.

2018-01-15 18:19

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do projeto do Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos, o concelho de Águeda recebe, no dia 26 de janeiro de 2018, na Pateira, em Óis da Ribeira, o primeiro Campeonato Regional Náutico de Desporto Escolar.

Os Centro de Formação Desportiva (CFD) "foram criados através do Programa do Desporto Escolar do Ministério da Educação para generalizar o acesso da prática desportiva e melhorar os desempenhos desportivos num conjunto de modalidades desportivas, tendo a missão de rentabilizar recursos e espaços que, de outra forma, estariam inacessíveis às escolas e aos seus alunos".

O Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos de Águeda, implementado no Município de Águeda "procura promover e dinamizar as modalidades náuticas no Concelho de Águeda, nomeadamente canoagem, remo e vela".

"O CFD de Desportos Náuticos de Águeda realiza atividades regulares de desporto escolar, às quartas-feiras à tarde, na Pateira em Óis da Ribeira, ou no Rio Águeda, na baixa da cidade. De igual forma, promove-se a realização de atividades pontuais através da leccionação de aulas de educação física em modalidades náuticas e da leccionação de batismos a alunos de outras escolas do Concelho ou visitantes". "Também o desporto adaptado assume relevância neste enquadramento, com a prática de modalidades náuticas para pessoas com deficiência, através de aulas letivas leccionadas às terças-feiras, na Piscina Municipal de Águeda".

Em resultado de um trabalho de junção de sinergias entre a Câmara Municipal de Águeda, o Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, o Instituto Duarte Lemos e a Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira – ARCOR, o CFD de Desportos Náuticos de Águeda durante o 1.º período do presente ano letivo, realizou 40 atividades, contando com a presença de 1046 alunos e 52 professores.