Águeda recebe 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta no dia 2 de Outubro.

2020-09-21 08:51

Categoria: 

Concelho: 

Águeda recebe 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta no dia 2 de Outubro.

O percurso desta etapa, no Concelho, passa pela chamada “rotunda da bicicleta” em direção ao centro da cidade, terminando na Av. Calouste Gulbenkian.

É o regresso da volta 19 anos depois da última passagem.

A 5.ª etapa, marcada para o dia 2 de outubro, começará em Oliveira do Hospital para cumprir 176,3 quilómetros.

A chegada para sprinters a Águeda, um Concelho com fortes ligações à bicicleta, é uma oportunidade, segundo a autarquia, para “homenagear todos quantos trabalham no setor, bem como todos os amantes do ciclismo”.

É uma oportunidade para promover o Concelho e a sua aposta nesta área, para dinamizar os circuitos turísticos e de lazer e que podem ser usufruídos de bicicleta.

“É com grande satisfação que temos a Volta a Portugal de regresso a Águeda”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, reiterando que esta “é uma oportunidade para prestar homenagem a todos quantos trabalham no setor das bicicletas e do ciclismo no Concelho”.

A 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta (que iniciará, como referido, em Oliveira do Hospital, às 13h05), deverá chegar à chamada “rotunda da bicicleta” de Águeda às 17h22 e terminará na Av. Calouste Gulbenkian, às 17h29.

Refira-se que Águeda foi partida e chegada de etapas da “Volta” por 13 vezes, a última das quais aconteceu em 2001.

Em 1978, a cidade acolheu a final da competição, a primeira vez que tal ocorreu fora das grandes metrópoles de Lisboa e Porto.

Em 1987, o arranque da prova rainha do ciclismo português aconteceu em Águeda.