Vista Alegre acolhe atividades do programa "bom dia cerâmica".

2017-05-30 09:55

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo vai receber, nos dias 3 e 4 de junho, a iniciativa “Bom Dia Cerâmica”.

Originalmente criada em Itália, esta iniciativa foi alargada na edição piloto de 2017 a vários países europeus, incluindo Portugal, num evento dinamizado pela futura Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC), da qual Ílhavo é município fundador.

O próximo fim de semana conta com Visitas livres ao Museu Vista Alegre e à Oficina da Formiga, Oficinas Criativas e Ateliês.

A AptCC é uma entidade constituída para a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património, o estabelecimento de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica.

Foi fundada pelos municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.

Esta Associação integrará o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas, que já é constituído pelas Associações de cidades cerâmicas de Itália, Espanha, França, Roménia, com mais de uma centena de cidades envolvidas nestes países.

Encontram-se em fase de adesão Portugal, Alemanha, Polónia, Áustria e República Checa. A Suécia, a Rússia, a Suíça e a Hungria, países que também já manifestaram interesse em aderir.