Vagos na Rota dos Moinhos.

2019-08-26 07:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Vagos entra no projeto rota dos moinhos premiado pelo turismo de Portugal e que garante meios para a implementação de um produto associado ao património molinológico.

Vagos, Albergaria, Águeda, Sever e Nelas são as autarquias envolvidas neste projeto que resulta do trabalho de técnicos das câmaras municipais numa formação.

Com a ideia premiada, o projeto garante o levantamento de todo o património existente e criação do produto turístico com programas, ações e criação de uma app com a informação.

A recuperação de moinhos não tem ainda financiamento garantido mas a vereadora da Câmara de Vagos, Sara Caladé, diz que é o pontapé de saída numa aposta que poderá vir a garantir os meios necessários também à recuperação do edificado (com áudio)

A criação desta Rota de Moinhos de Portugal deverá facilitar a visitação e experimentação de atividades ligadas ao património molinológico e ao ciclo do pão, nos cinco municípios.

Outro dos objetivos desta cooperação será combater a sazonalidade e trazer visitantes para o país, apresentando atividades e serviços complementares que reforcem e prolonguem a visita e a estada no território dos municípios que integrem a Rota de Moinhos de Portugal.

Na redação do protocolo pode ler-se que este “projeto deverá contribuir para as metas de sustentabilidade ambiental propostas na Estratégia Turismo até 2027, ao garantir uma energia limpa nas suas operações, adoção das boas práticas de gestão de resíduos gerados pela operação, redução da pegada ecológica".

Pretende-se envolver as comunidades locais, revitalizar paisagens, fixar população, fomentar a criação de emprego e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.

Para a Vereadora do Turismo do Município de Vagos, Sara Caladé, a assinatura deste protocolo é importante, “uma vez que promove o património social e cultural do concelho, ao mesmo tempo que alavanca o turismo no nosso território e na região, numa nova vertente, com perspetivas de crescimento e de dinamização, impulsionando outras atividades culturais e económicas”.