Universidade de Aveiro de luto pelo falecimento de José Duarte.

2023-03-30 09:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Faleceu José Duarte e a Universidade de Aveiro está de luto.

Ali está parte do acervo de jazz de José Duarte que fez a oferta ainda em vida a um centro de estudos do jazz que marcou uma parte da sua vida e onde foi docente.

A vida do divulgador de jazz esteve intimamente ligada à UA e uma recente exposição apresentada no Campus Jazz mostrava esse percurso.

Essa exposição estruturada no percurso de vida de José Duarte e baseada na tese de doutoramento de Hélder Bruno Martins “É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos: arquivos e coleções como estratégias de extensão identitária: o caso de José Duarte” confirmava a importância da obra.

A tese defendida na UA por Hélder Bruno Martins, ele próprio músico, para além de investigador, é o primeiro trabalho académico centrado na coleção de José Duarte e no seu trabalho.

“Trata-se de uma das maiores coleções do mundo, de iniciativa individual, sobre a temática do Jazz”, afirmava o investigador.

Susana Sardo, responsável pelo pólo da UA do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, realça o legado de José Duarte e a sua perpetuação na UA (com áudio)

Em entrevista à Terra Nova, registada esta manhã, a diretora do Instituto de Etnomusicologia, fala de uma ligação com largos anos e que deixou marcas em alunos e professores (com áudio)